Após três meses de quarentena e do retorno ao trabalho sem ter conseguido abaixar o número de mortes, os governos estadual e municipal coloca em prática políticas públicas para tentar manter a população em casa sem que a pressão econômica as force a enfrentar a pandemia por pura obrigação de alimentar suas famílias.

Nesta terça feira (9), a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Vereador Antônio Sampaio, em Santana, através do programa São Paulo Solidária, entregou 122 cestas básicas.

Em um país onde a pobreza é crônica e vem aumentando nos últimos anos, mesmo sua maior e mais rica cidade, São Paulo, tem grandes comunidades carentes nas quais, infelizmente, se percebeu tardiamente pelo poder público estadual e municipal que, sem a ajuda de instituições oficiais, uma população socialmente vulnerável, em meio a uma pandemia, fica ainda mais vulnerável.

Como a CCN Notícias vem mostrando, foi a ação da sociedade civil organizada que possibilitou a distribuição de alimentos, garantindo alguma condição para que milhares de famílias nas periferias não passassem necessidades.

Se é possível afirmar que a quarentena da qual estamos começando a sair não surtiu o efeito desejado, muito foi porque o pobre nunca é levado em consideração nos cálculos de certos políticos. Espero que tenham aprendido a lição e se, por ventura, tivermos que fazer novamente a quarentena, por favor, não esqueçam os mais pobres novamente.

Luiz Felipe Krehan

Professor


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd