O mestre Paulo Freire, patrono da educação brasileira, dizia que “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
Esta frase evidencia que a educação é uma atividade essencialmente humana, um diálogo profundo e amoroso que só pode acontecer na relação entre professores e estudantes, na sala de aula, aprendendo juntos.
É claro que a tecnologia pode e deve ser usada na educação como instrumento auxiliar, para melhorar o processo ensino-aprendizagem, jamais substituir a relação presencial e direta entre professores e estudantes.
Leitor, leitora, você deve se lembrar do que ocorreu durante a pandemia, quando fomos obrigados a manter distanciamento social e as escolas precisaram ficar fechadas. Você deve se recordar de todas as dificuldades daquele período e de quanto os estudantes, sobretudo das escolas públicas, deixaram de aprender, quando todas as atividades escolares eram feitas por meios de computadores e celulares.
Além das dificuldades decorrentes do uso desses novos instrumentos no processo educativo, a situação foi muito agravada pela forma como a Secretaria Estadual da Educação conduziu o processo, sem preparação, sem formação para os professores, sem disponibilizar equipamentos e todas as dificuldades de acesso dos estudantes de baixa renda. Milhares não possuíam celulares, tablets, acesso à internet e não puderam acompanhar as aulas e demais atividades.
Isto gerou um enorme déficit de aprendizagem. Nem o governo estadual passado, nem o atual, desenvolveram um programa de recuperação efetivo para auxiliar na recuperação da aprendizagem desses estudantes. Mais uma forma de exclusão na educação pública estadual.
Hoje, aplicativos e plataformas digitais impostos pelo governo Tarcísio/Feder estão tornando o ensino uma atividade fria, formatada e distante. E todo mundo está aprendendo menos.
As plataformas, aplicativos e apostilas digitais não estão melhorando a Educação. Eles são criados por pessoas que não conhecem a realidade dos professores e dos alunos. Entendem de tecnologia, mas não de educação.
Além disso, as plataformas digitais estão sendo utilizadas para controlar e intimidar professores, retirando-lhes a autonomia pedagógica é inerente à sua profissão. Os professores são obrigados a utilizarem slides prontos, muitos deles com erros ou abordagens equivocadas, ideológicas e doutrinárias, como as recentes descobertas de aulas digitais que remetiam a vídeos e matérias dos grupos de extrema-direita Brasil Paralelo e MBL.
O assédio moral se dá presencialmente, nas salas de aula, e também por meios das plataformas digitais da SEDUC. Tudo é registrado, controlado e vigiado, como se o professor fosse um perigo ou mero executor das tarefas que lhes são ordenadas.
Por isso, professores e professoras das escolas estaduais vão fazer do dia 13 até o dia 19 de maio a greve dos aplicativos. Vão ministrar aulas à moda antiga, seguir seus planos de curso, utilizar livros pedagógicos, dialogar com seus estudantes olho no olho, praticando a liberdade de ensinar e aprender que a Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determinam e garantem.
Esperamos apoio e participação dos estudantes, pois eles são o objetivo final da luta por educação pública de qualidade. Esperamos que os pais e mães apoiem e orientem seus filhos e filhas a não utilizarem os aplicativos e plataformas digitais neste período.
Não às escolas-quartel!
Também quero denunciar aqui a tentativa do governo Tarcísio de Freitas de aprovar a toque de caixa a transformação de escolas estaduais em escolas cívico-militares com dinheiro da educação. Ao mesmo tempo, insiste em cortar R$ 10 bilhões da educação e quer fazer parcerias com empresas para construir escolas, privatizando a gestão dos serviços, alegando falta de dinheiro. Quanta contradição!
Por isso, os convido a comparecer à audiência pública que a Assembleia Legislativa promove na terça-feira, 14 de maio, para debater o PLC 9/2024, que cria o programa estadual de escolas cívico-militares. Recomendo que cheguem às 8h30.
A mente dos jovens não pode ser formatada em escolas-quartel com disciplina militar. O futuro da juventude é construído com sonhos, conhecimento e uma sólida formação na educação básica.