Uma grande dúvida vem tomando espaço na sociedade, o uso de máscara protetora ao contágio do coronavírus na atividade física amadora é benéfica ou prejudicial à saúde?

Recebemos dezenas de informações falsas pelas mídias sociais e algumas até relatando casos de morte devido ao uso de máscaras durante corridas ou caminhadas.

 Esta Fake News reproduz a informação que, praticando esporte com uso de máscara, o sistema respiratório não consegue fazer a troca gasosa e eliminar o CO2 produzido no organismo.

Após uma série de estudos, ficou comprovado que as máscaras não trazem prejuízo ao sistema respiratório na função da troca gasosa, que ocorre com maior intensidade na prática de atividade física. De acordo com estudos do fisiologista e diretor da sociedade brasileira de medicina do esporte, Fernando Torres, “o uso das máscaras se faz necessário na atividade física amadora, respeitando o distanciamento que é determinado pela velocidade de deslocamento da pessoa, e diminui a 5% o risco de contagio à Covid-19, podendo no máximo causar um leve desconforto momentâneo no início da atividade”.

Outra questão que nos deixa em alerta é sobre o distanciamento social em atividades como a corrida. Um estudo Belga-Holandês cita que “a pessoa contaminada e sem máscara pode deixar uma nuvem de vírus muito maior, já que ela está em movimento e conta com fatores como vento e velocidade de deslocamento. Neste caso, recomenda-se o distanciamento de 5 metros”. Este estudo ainda está incompleto e necessita de mais dados como velocidade do vento ou velocidade de deslocamento da pessoa, mas fica evidente que quanto maior for a velocidade, maior deve ser o distanciamento social. Na ilustração, veja como o vírus se propaga na atividade física com uso de máscara e sem uso de máscara:


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores