Desde que a Proposta de Emenda Constitucional nº 10/2022, conhecida como PEC do Plasma, começou a tramitar no Senado, ficou claro que os interesses privados estão sendo priorizados em detrimento da saúde e bem-estar do povo brasileiro. Esta proposta representa um ataque direto à nossa soberania sobre um dos recursos mais vitais de todos: o sangue humano.

Nossa política de sangue sempre se baseou na solidariedade e no senso de comunidade. Milhares de brasileiros voluntariamente doam sangue para ajudar a salvar vidas. Mas a PEC do Plasma ameaça destruir esse sistema solidário em nome do lucro privado.

O plasma, uma parte fundamental do nosso sangue, é usado para produzir medicamentos essenciais para tratar uma série de doenças graves.

Atualmente, a Lei do Sangue estabelece que todo plasma excedente seja entregue gratuitamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que todos os brasileiros tenham acesso a esses medicamentos sem custos excessivos.

A PEC quer mudar isso. Ela busca permitir que empresas privadas lucrem com o plasma, um recurso que deveria ser de todos. Isso significa que o acesso a medicamentos essenciais pode ser controlado pelo mercado, levando ao aumento dos preços e à exclusão daqueles que não podem pagar.

Ameaça à soberania

Além disso, a PEC do Plasma ameaça nossa soberania no fornecimento de medicamentos derivados do sangue. A exportação do plasma pode fazer com que os medicamentos produzidos com matéria-prima brasileira abasteçam outros países, enquanto nossos cidadãos enfrentam escassez e preços exorbitantes.

É importante notar que a PEC do Plasma está sendo impulsionada por interesses privados que buscam lucrar à custa da saúde do povo brasileiro. Eles não se importam com a solidariedade que tem sido a base do nosso sistema de doação de sangue.

Eles não se importam com a possibilidade de desabastecimento de hemácias e plaquetas nas unidades de saúde. Eles não se importam com a segurança dos medicamentos derivados do sangue.

Estamos dispostos a lutar para proteger nosso sistema de doação de sangue e nossa soberania sobre os recursos essenciais do nosso país. Não permitiremos que a ganância de alguns coloque em risco a vida de muitos.

A PEC do Plasma é uma ameaça à nossa solidariedade, à nossa soberania e à nossa saúde. É uma ideologia que coloca o lucro acima de tudo, inclusive da vida humana.

Devemos nos unir, nos mobilizarmos e lutar contra essa proposta que visa apenas beneficiar uma minoria às custas do povo brasileiro. Nossa saúde não está à venda, e nossa solidariedade não será quebrada! 

Autoria
Vanilda Anunciação é Secretária de Formação do Diretório Municipal do PT de São Paulo e colaboradora do CCN Notícias
Artigos publicados