Apesar de, desde julho deste ano, o Prefeito Ricardo Nunes (MDB) ter comunicado que organizaria uma Comissão Especial para planejar e executar o Carnaval de Rua de 2022, em comunicado divulgado nesta sexta-feira, 1 de outubro, o prefeito diz que a cidade só terá o Carnaval em 2022, tanto de rua, quanto o desfile no Sambódromo, se os números da Covid-19 continuarem em baixa e a pandemia estiver controlada, o que significa dizer que o Carnaval só acontecerá se, pelo menos 70% da população estiver imunizada por completo.

“Todo mundo sabe que temos um compromisso que, se a questão sanitária continuar como está, teremos Carnaval. E, se isso alterar, não teremos”, acrescentou o prefeito.

Em setembro, as escolas de samba receberam aval da Prefeitura e da SPTuris para se prepararem para o desfile de 2022 no Sambódromo do Anhembi. Ainda há incertezas no ar.

O Fórum de Blocos do Carnaval de Rua de São Paulo, por sua vez, também desejam participar do planejamento do Carnaval 2022. Tanto que protocolou, em meados de setembro, um conjunto de considerações e contribuições para este planejamento.

Segundo o coordenador do Fórum, Paulo José Cury Filho, o Carnaval de Rua é um importante setor estratégico, além de cultural, para a retomada econômica num cenário pós-pandêmico e reivindica da Prefeitura participar, como vêm fazendo há alguns anos, desse planejamento.

O Fórum dos Blocos quer, por exemplo:

  • ● Ter assento permanente nas reuniões de planejmanto;
  • ● Que sejam incluídos o Metrô, a PM entre outros órgãos nas discussões;
  • ● Que os investimentos no Carnaval sejam publicados com transparência.
  • ● Os Blocos ainda querem que as medidas de segurança adotadas sejam proporcionais ao tamanho dos blocos para que os menores não sejam onerados e seus desfiles inviabilizados.
  • ● Querem também que haja um Guia de Regras publicado antes mesmo do início do processo de inscrições dos Blocos.
  • ● Que as inscrições dos blocos antigos, com tradição na cidade sejam priorizados em relação aos blocos novos, bem como o respeito aos trajetos, localidade, datas e horários tradicionais.
  • ● Que não sejam aceitas inscrições fora de época, por conta de grandes artistas e produtoras, permitindo um desfile justo para todos.
  • ● Que o eventual cancelamento de inscrições deve ocorrer com até 30 dias de antecedência, sem penalidade para o bloco e, no caso de desistência fora de prazo, o bloco seja impedido de desfilar no próximo ano.
  • ● Os Blocos também querem discutir a publicidade de marcas a ativações com empresas.
  • ● Querem discutir igualmente locais para ensaios e formas de divulgação e a utilização dos chamados “Trio-elétricos” e sonorização.

Até o fechamento dessa matéria o Fórum dos Blocos de Carnaval de Rua não havia recebido comunicado da Prefeitura sobre a sua participação no planejamento dos desfiles do Carnaval de 2022.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores