Dudu e Vivi: Uma Equipe Especial”, primeiro livro publicado da professora Ana Lúcia Puodzius (pela Editora Amélie), aborda a temática da inclusão de crianças com necessidades especiais, e uma forma de ajudar os pais a compreender melhor, sobretudo, a questão do autismo em seus filhos.

O lançamento do livro, seguido de uma sessão de autógrafos, aconteceu na Livraria da Vila, localizada no Shopping Center Norte. “É um livro pensado exatamente para àquelas mães que têm crianças com autismo e, muitas vezes, não sabem como conversar com elas e nem com o irmãozinho sobre isso”. Ana Lúcia explica que as mães, principalmente, como têm muitos afazeres, têm que dividir a atenção e outros problemas acabam acontecendo. “Quando a gente pensa em inclusão, o primeiro passo é conseguir compreender o que está acontecendo, e o livro propõe justamente como dialogar, como conversar e entender que o autismo, na verdade, não é tão difícil de se compreender e, a partir daí, quando essas mães entenderem que é só um outro jeito de conversar e pensar, a inclusão vem naturalmente, sem necessitar de algo especial”, explica a professora.

A psicóloga e pedagoga Ana Lucia Puodzius, com especialização em psicoterapia, psicodinâmica do adolescente e pré-adolescente e em Educação Especial e Inclusiva, tem novos projetos que deverão abordar esses assuntos de inclusão e das questões relacionadas ao desenvolvimento da criança. “Como professora, vejo todos os dias, crianças utilizando excessivamente o celular, por exemplo, e isso precisa ser conversado com os pais, até porque os pais também estão perdidos diante dessa situação, não sabem exatamente como orientar seus filhos.

Eu espero que esse livro inspire crianças e adultos a olharem para as diferenças com mais carinho e aceitação. No fundo, somos todos parte de uma grande equipe especial”, relata a escritora.

 

Sinopse

Dudu e Vivi: Uma Equipe Especial” reflete o cotidiano de muitas famílias, nas quais as diferenças podem, a princípio, parecer obstáculos, mas acabam se transformando em oportunidades de crescimento mútuo. Através dos olhos de Vivi, acompanhamos o desafio de compreender o comportamento de seu irmão, Dudu, e como esse entendimento a ajuda a enxergar o mundo de uma nova forma.