Uma apelo, via Instagram, na semana passada, causou muita polêmica e até hoje repercute no noticiário. Aretha Marcos, 46 anos, cantora e apresentadora, filha do cantor e compositor Antônio Marcos, e da cantora Vanusa, pediu, em vídeo, aos seus seguidores contribuição financeira para que pudesse comprar a sua casa própria. Enquanto segurava um cartaz, Aretha informava sua conta corrente.

No vídeo, Aretha dizia “estou fazendo uma campanha para comprar a minha casa própria. Quem puder me ajudar depositando um pouquinho na minha conta, agradeço muito”.

Depois da postagem, a artista foi duramente criticada pela iniciativa. Aretha concedeu entrevistas para várias redes de televisão contando o porquê veio às redes sociais pedir a contribuição.

A filha de Antônio Marcos, que fez muito sucesso como cantor e compositor, morto em 1992, aos 46 anos de idade, e Vanusa, 72 anos, que sofre de Mal de Alzheimer, fez sucesso nos anos 80 apresentando musicais infantis da Rede Globo. Na fase adulta, tornou-se cantora, chegando a gravar três CDs e, hoje, vive de shows em casas noturnas. Ela é mãe de dois filhos; Mel, de 23 anos, e Uriel, de 11 anos, que mora com o pai, por questões financeiras, como explica Aretha, “estou sem fazer shows desde 2012”, diz.

A ausência no meio artístico, segundo ela, deve-se a uma entrevista que sua mãe, Vanusa, deu ao apresentador Gugu Liberato, quando contou que sua relação com a filha era péssima, que ela era bipolar, tinha mania de perseguição e que não conseguia viver com o seu fracasso artístico. Depois dessas declarações, Aretha explica que não foi mais convidada para se apresentar.

Aretha vive hoje em uma casa alugada numa vila de colonos, nos fundos de uma fazenda, na cidade de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. Sua única fonte de renda são os direitos autorais do seu pai que, segundo ela, “mal dá para o seu sustento”. Faz artesanato e escreve textos que ainda pretende publica.

Sobre as críticas que sofreu sobre o pedido de contribuição financeira disse que isso “tem um lado positivo e outro negativo” e que “responsabilidade social não é só ajudar naquilo que as pessoas precisam, mas ajudar também na capacidade de sonhar”.

Até o fechamento dessa matéria, Aretha Marcos conseguiu arrecadar R$ 700,00.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores