Embora tenha sua origem na Europa, foi aqui no Brasil, mais precisamente em Minas Gerais, que esse tipo de queijo ganhou textura cremosa e sabor versátil para acompanhar, desde os mais diversos pães até doces de frutas, como goiabada, servindo também como ingrediente de receitas mais elaboradas.

E que tal preparar seu próprio requeijão em casa, fresquinho, sem conservantes, com ingredientes comprados por você? Aqui vai uma receita muito simples e que surpreende pelo sabor e pela textura.

Requeijão caseiro

Você vai precisar de: 1 litro de leite fresco tipo A; 40g de vinagre de maçã; 75g de creme de leite; 25g de manteiga sem sal; 4g de sal.

Ferva o leite, apague o fogo e coloque o vinagre, mexendo levemente, apenas para misturar. Tampe e deixe talhar por cerca de 20 minutos. Então, coe numa peneira, separando a parte sólida, que deve render cerca de 300g; se precisar, acrescente um pouco do soro até obter essa medida. Coloque essa massa, ainda quente, no liquidificador. Acrescente o creme de leite quente, a manteiga derretida e o sal e bata em velocidade alta até ficar brilhante. Coloque em um pote com tampa, espere esfriar e leve à geladeira.

A princípio, a mistura fica bem líquida (mas com um sabor maravilhoso!). Depois de gelada, fica bem cremosa, quase como cream cheese, perfeita pra acompanhar um pão de queijo bem quentinho.

Simples, saudável e econômica, esta receita rende 400 gramas, e você pode conservá-la na geladeira, tranquilamente, por até uma semana. O soro restante, que é riquíssimo em nutrientes, pode ser usado no preparo de bolos ou no cozimento de feijão, arroz ou legumes.

Experimente!