O Bloco de Carnaval “Santana Descendo a Ladeira”, que saiu pela primeira vez em 2020, na pré-pandemia, na Rua Alferes de Magalhães, em Santana, decidiu não desfilar no Carnaval de 2023, em São Paulo. O Bloco, também administrado por integrantes e colaboradores do CCN Notícias, tomou essa decisão depois que todas as tentativas do Fórum dos Blocos de Carnaval de São Paulo e outras entidades representativas de blocos de rua em conversar com a Prefeitura resultarem em retumbantes fracassos.

No entanto, a diretoria do bloco não se deixou esmorecer e a peteca cair. Decidiu também chamar os foliões que participariam do bloco a saírem com toda a alegria no “Bloco da Salete Campari”, comandado por uma das drags mais famosas do Brasil (Salete Campari tem o carro de som mais popular da parada LGBTQIA+ da Capital). O Bloco da Salete sairá neste domingo, dia 12 de fevereiro, a partir das 13 horas, da Avenida Vieira de Carvalho, República. Estão todos, todas e todes convidados.

Abandono

Mais de 100 blocos de rua desistiram do carnaval este ano, representando uma queda de 25% do número de blocos em comparação ao Carnaval de 2020. Manifesto divulgado pelo Fórum dos Blocos dá conta que a Prefeitura, apesar de reunir-se inúmeras vezes, não foi capaz de responder às perguntas mais simples como o por quê modificou autoritariamente trajetos e horários dos blocos; não programou banheiros químicos nos trajetos desses blocos; não fechou ruas apesar das solicitações; não se pronunciou sobre a destinação de rejeitos, além de atrasar, principalmente, aos blocos representados pelo Fórum, subsídios financeiros à realização dos desfiles.

Não é a primeira vez que os blocos queixam-se que o autêntico carnaval de rua livre, democrático e diverso tem sofrido ataques à liberdade de manifestação artística e plural em São Paulo. Ao Santana Descendo a Ladeira, tal e qual aos inúmeros outros blocos coirmãos, não interessa a mercantilização da festa e a competição sem sentido.

O Santana Descendo a Ladeira, que apoiou e assinou manifestos às candidaturas de Guilherme Boulos à prefeitura de São Paulo e a de Lula, à presidência da República, quer realizar um carnaval alegre divertido, colorido e pluridiverso. Não serão decisões burocráticas e autoritárias que irão impedir os foliões paulistanos progressistas de mostrarem suas cores, samba, axé, funk e muita marchinha de carnaval e música eletrônica.

Viva a Cultura Popular Brasileira.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd