A maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo acontece neste domingo, 11 de junho, em São Paulo. São esperados milhares de pessoas para participarem da 27ª edição que, neste ano, terá como tema “Políticas Sociais para LGBT – Queremos por inteiro e não pela metade”.

A Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), organizadora do evento, explica que historicamente a proteção social básica, um direito de todas as pessoas, não abarca as famílias LGBT+ e as vítimas da LGBTfobia. Segundo manifesto divulgado no início do mês, “a invisibilidade da população LGBT+, ou parte considerável desta, é fato concreto dentro das políticas públicas e assistência social do país”. Exemplo de atendimento “pela metade” é o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é voltado quase que exclusivamente ao público cisgênero e heterossexual, além do Minha Casa Minha Vida, que não prevê cota para o público LGBT+.

Segundo levantamento do Datafolha, 37% da comunidade tem dificuldades de acesso à Educação, enquanto 40% enfrentam preconceito em atendimentos na Saúde, aponta também o Manifesto.

Para Salete Campari, uma das mais famosas drag queen do país, militante LGBT há mais de 20 anos, incentivadora e participante da realização da 1ª Parada em São Paulo, “a comunidade espera que neste governo Lula, que está com a gente, possa, finalmente, nos incluir em todas as políticas públicas”.

A concentração da Parada inicia-se na Av. Paulista, por volta das 10 horas. Segundo os organizadores, 19 trios elétricos farão o percurso até à Praça Roosevelt, a partir do meio-dia.

Nesta edição, haverá área reservada para pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. Um cordão de isolamento garantirá a participação com mais tranquilidade e segurança.

A tradicional Feira Cultural, que antecede a Parada, antes realizada no centro da cidade, está sendo realizada, desde quinta-feira, 8, no Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Veja a programação dos trios no percurso Av. Paulista-Praça Roosevelt

Trio 1 – Organização - Juan Guiã e Paulo Pringles

Trio 2 – Famílias LGBT+

Trio 3 – Prefeitura – Aristela

Trio 4 – Prefeitura – Megam Scott

Trio 5 – Prefeitura – Márcia Pantera

Trio 6 – HIV/AIDS – Xênia Star, Luh Marinatti e Lorran Ciriaco

Trio 7 – Pessoas Aliadas – Filipe Catto

Trio 8 – Rede de Orgulho – Kauan Russell

Trio 9 – Patrocinadores: Burger King, Philip Morris, 3M, Kellogg, Accor e Microsoft – Bunelli, Juan Nym e Dj Zuba

Trio 10 – Lésbicas – Ana Dutra e Laura Finochiaro

Trio 11 – Patrocinador: Amstel – Pablco Vittar, Salete Campari e Dj Transalien

Trio 12 – Gays – Fiakra, Tiago Cardoso, Gustavo Vianna e Douglas Penido

Trio 13 – Patrocinador: VIVO – Daniela Mercury, Agrada Gregos e Paulete Pink

Trio 14 – Bi+ - PC, MC Soffia e Litta

Trio 15 – Patrocinadores: Mercado Livre e L’Oreal Groupe – Majur, Thiago Panaleão e Cris Negrini

Trio 16 – Travesti/Trans – Boombeat, Lorenzo Zimon e Nick Cruz

Trio 17 – Patrociandor: Terra – Urias, Grag Queen, Minhoqueens e Mama Darling

Trio 18 – Sminorff – Pocah, WD, Dj Heey Cat e Batekoo

Trio 19 – Encerramento Diretoria APOLGBT-SP – Bixarte, Luna Hansen e Tico Malagueta

A primeira edição ocorreu em 1997 com cerca de 2 mil participantes e, desde então, o evento já conquistou um púbico de 4 milhões de pessoas e entrou para o Guinness Book como o maior do mundo.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd