O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo – Sindsep – faz uma alerta à população do Tucuruvi; a prefeitura está querendo desmontar o Ambulatório. Uma ‘carta aberta’ aos moradores do bairro foi distribuída apontando o que está acontecendo. Leia a íntegra:

Mais uma vez estão querendo “desmontar” o Ambulatório de Especialidades - AE Tucuruvi

No dia 18 de outubro, servidores(as) e usuários(as) do Ambulatório de Especialidades Professor Armando de Aguiar Pupo – AE Tucuruvi foram surpreendidos(as) com a chegada de operários na unidade para iniciar uma “reforma”. Ninguém sabia de nada. Ao perguntarem aos operários, estes disseram que se tratava de uma “reforma” que seria iniciada, a partir de uma verba parlamentar destinada pela subprefeitura.

As obras foram iniciadas sem diálogo com o Conselho Gestor da Unidade. No entanto, descobrimos informalmente que está prevista a implantação de Centro de Cuidados Odontológicos (CCO) com gestão terceirizada, para atendimento básico à população de baixa renda e que está em situação de rua, que, obviamente, terão muitas dificuldades para chegarem ao local pela necessidade de transporte.

Cabe lembrar que no AE Tucuruvi já funciona um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do SUS, administrado pela prefeitura. O atendimento já funciona há um ano, e além de recursos para tratamentos avançados, com excelentes resultados, realiza o serviço de rastreamento de câncer bucal.

Defendemos a ampliação de todo e qualquer serviço público de qualidade e resolutivo prestado à população, no entanto, a implantação do CCO virá com a proposta de reduzir os serviços qualificados prestados pelo AE Tucuruvi.

Serviços ameaçados com implantação do CCO

Para implantar o CCO, o atendimento em fonoaudiologia será reduzido. O serviço será transferido para salas de atendimento comum, retirando os recursos hoje disponíveis ao cuidado da população. Vários recursos estão sendo doados, o que prejudicará diretamente usuários(as) e servidores(as) para realizar o atendimento.

Hoje, o AE Tucuruvi é referência para as unidades básicas de saúde do território e de outras regiões, pelas especialidades que oferece, além de fonoaudiologia, cardiologia, ginecologia, audiometria, ortopedia, nutrição, enfermagem, serviço de farmácia e demais atendimentos.

Não tem dinheiro para consertar autoclave, mas tem para reforma?!

O que o AE Tucuruvi necessita urgentemente é de investimento para a melhoria de estrutura, qualificação, manutenção preventiva e concursos públicos para reposição de profissionais. No entanto, o que temos é a autoclave (equipamento para fazer a esterilização de materiais) quebrada há mais de seis meses. Todo material que deve ser esterilizado é enviado para a UBS Chora Menino. Não há recursos para um simples conserto da autoclave do AE Tucuruvi, mas para uma “reforma” desse tamanho o dinheiro surgiu.

A sala de espera da vacina, que contava com mesas e brinquedos para as crianças foi desativada para a construção de um possível refeitório, sendo que o atual ambiente está no projeto para o CCO e na previsão sem garantia de acessibilidade.

Ação do Conselho Gestor

O Conselho Gestor já apresentou à administração do AE a necessidade de concurso para a reposição dos seguintes profissionais: 2 cardiologistas; 1 neurologista; 2 oftalmologistas; 1 otorrinolaringologista; 1 cirurgião-geral; 1 cirurgião vascular; 2 pneumologistas; 1 dermatologista; 1 farmacêutico, entre outros profissionais. Há urgência dessas contratações e existem vagas abertas de concursos públicos. É preciso fazer o chamamento!

O AE sempre foi alvo de ataques. Em 2022, tentaram transferir o PS Santana para o AE Tucuruvi, mas com mobilização, que contou com o apoio da população, conseguimos barrar.

Queremos transparência nesta “reforma”

Lendo o contrato, realizado entre a Subprefeitura Santana/Tucuruvi e a empresa Pilão Engenharia -- inicialmente apresentada na placa como MANUTENÇÃO do CENTRO DE CUIDADOS ODONTOLÓGICOS (CCO) --, causou perplexidade. Como realizar manutenção num serviço que nem mesmo existia? Com o questionamento, a placa foi retirada.

O custo da obra está orçado em R$ 1.402.712,73, para reforma e adequações no Ambulatório de Especialidades Tucuruvi, para a implantação do CENTRO DE CUIDADOS ODONTOLÓGICOS, e o prazo é de 120 dias. Ou seja, será preparado para inauguração pré-eleitoral.

Em vista da falta de transparência e inúmeras perguntas, servidores(as) e usuários(as) exigem reunião imediata do Conselho Gestor com a Coordenação Regional de Saúde Norte, para garantir que os serviços públicos existentes não sofram mais prejuízos ao atendimento da população usuária.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindsep


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd