De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Brasil já teve 167.455 mil mortes em decorrência da Covid-19. Para o médico infectologista Marcos Caseiro, que analisou os dados do Governo, nós temos, além dos números divulgados, mais 60 mil mostos por Covid-19.

Os dados de agosto apontavam esse número de 60 mil mortes como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) - que são mortes por motivos respiratórios sem motivo identificado.

Vale lembrar que as mortes atribuídas ao Covid-19 passam por exames laboratoriais, mas em muitos casos, os exames não são feitos, o que leva a uma subnotificação. Nessas situações, a causa do óbito é atribuída a SARS.

Para termos a certeza de que essas 60 mil mortes são, em sua maioria esmagadora, resultado de subnotificação de mortes por Covid-19 podemos comparar o valor com o ano de 2019 que teve em torno de 5 mil mortes diagnosticadas por SARS. A diferença brutal entre os números deixa nítido que a pandemia de Covid-19 é a principal responsável pelo aumento de mortes declaradas como SARS.

Levando em consideração o que foi levantado e concluindo que já tivemos mais de 200 mil mortes por Covid-19 no Brasil, é imprescindível adotarmos medidas para proteger a vida da população, pois está evidente que a situação que já estava ruim, na verdade, está pior do que imaginávamos.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd