A Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), em parceria com a francesa Agência de Desenvolvimento Care, criou um curso via WhatsApp para auxiliar empregadas domésticas, diaristas, faxineiras, cozinheiras e cuidadoras a conhecerem melhor os seus direitos trabalhistas, já que, devido à pandemia, mais de 500 mil postos de trabalho foram fechados, além de haver violação de direitos como demissão sem pagamento das rescisões trabalhistas e até cárcere privado.

“Por desconhecer seus direitos e medo de perder o emprego, boa parte das trabalhadoras domésticas acaba cedendo às exigências, às vezes ilegais, de maus patrões”, diz a presidenta da Fenatrad, Luiza Batista Pereira. Muitas trabalhadoras chegam a ganhar saláriois abaixo do piso da categoria.

Quem acessar o curso “Domésticas com Direitos” pelo WhatsApp receberá, de segunda a sexta-feira, dez minutos diários de conteúdo, seja em vídeo ou áudio, de diversos profissionais, com informações sobre direitos e como defendê-los. Aos sábados, deverão enviar as respostas de um questionário sobre os temas. Ao final do curso, receberão um certificado. Para participar, ligue para o Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Município de São Paulo, tels.: 3824.9191 ou 3826.0651 e fale sobre o curso.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd