Mais de 150 blocos de carnaval de São Paulo, entre eles “Santana Descendo a Ladeira”, que saiu pela primeira vez este ano, em Santana, assinaram e estão divulgando um manifesto em apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo.

“Viver em São Paulo e fazer carnaval é um ato de amor (...) Um respiro coletivo. (...) O carnaval de rua ocupa e fortalece o espaço público propondo uma inversão lógica. Aqueles corpos que na história oficial são apenas figurantes, no folia são protagonistas: LGBTQIA+, mulheres, negras negros, população em situação de rua, trabalhadores e trabalhadoras”, diz o manifesto.

Os blocos analisam neste manifesto que, “nos últimos quatro anos a desigualdade social cresceu dentro de uma lógica privatista e privatizada, em que a espontaneidade dos blocos – que verdadeiramente constroem o carnaval – é cerceada por um excesso de burocratização, imposição de normas, punições desproporcionais e muita desorganização. Um desmonte da política pública do carnaval de rua que deveria garantir o direito à cidade, à liberdade de expressão e o protagonismo popular. Covas representa a bomba de efeito moral em cima de gente que quer ser feliz”, diz o manifesto. “Estamos com Boulos e Erundina porque acreditamos na potência da alegria para melhorar a vida e a cidade. Que o Carnaval seja cada vez mais democrático, horizontal, plural e diverso”.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores