O ministro da Economia, Paulo Guedes, fez declarações polêmicas esta semana. Disse que continuará insistindo em atrair investimentos estrangeiros, mesmo diante da estagnação econômica, com alta de apenas 1% do PIB (em 2019) e com perspectiva de queda de 6% este ano.

O plano, segundo o ministro de Bolsonaro, é levar a economia do Brasil ao “fundo do poço” e depois recuperá-la na mesma proporção. Uma recuperação em “V”, como disse. Guedes ainda tem dito a interlocutores e à imprensa que, em meio a maior crise econômica do País, com desemprego recorde e retração do mercado e falências se multiplicando que “eu salvo a República de duas a três vezes por semana”, sem explicar exatamente como isso acontece.

Se logo após a eleição de Bolsonaro, Guedes era conhecido como o “Posto Ipiranga” de Bolsonaro (aquele que saberia e teria respostas para tudo), hoje, Paulo Guedes, ao que tudo demonstra, fracassou. Baseia-se, única e exclusivamente, na venda indiscriminada e total de todas as empresas estatais, incluindo a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES etc, a extinção de qualquer política social que fomente a geração de renda e criação de novos empregos, e mantém firme a decisão de congelar investimentos em saúde e educação, principalmente. Além de tratar o servidor público como “inimigo”. Esse é o critério da sua gestão frente ao ministério da Economia. Os resultados, até agora, passados 1 ano e sete meses, são pífios. Aliás, os resultados mostram que o Brasil já estava em recessão no primeiro trimestre de 2020, conforme o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos da FGV, coisa que Guedes não admite.

Nova CPMF

A mais nova iniciativa de Paulo Guedes é volta da CPMF. Agora, com outro nome: Imposto sobre Transações Digitais, e também tributo sobre dividendos (o Brasil não tributa empresários quando transferem recursos de suas empresas para suas contas pessoais). Guedes, ao anunciar a volta do imposto, esforçou-se para dizer que não se tratava da antiga CPMF, mas não disse, por exemplo, que a esmagadora maioria das transações financeiras feitas por qualquer cidadão ou cidadã no país é feita digitalmente.

O presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) já adiantou que não pautará para votação na Casa a volta da CPMF ou qualquer outro imposto disfarçado.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores