Ultimamente, muitas têm sido as cartas dirigidas à população brasileira e não temos nos furtado a assinar quaisquer delas. A que mais nos tocou foi a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros lida em 11 de agosto de 2022 no pátio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco!

A ieitura desta carta nos fez embarcar no túnel do tempo quando, há 45 anos, em 8 de agosto de 1977, nas mesmas Arcadas, ouvíamos o saudoso mestre da disciplina de introdução à Ciência do Direito, Professor Goffredo da Silva Telles Júnior ler a Carta aos Brasileiros na qual clamava pelo Estado de Direito, pelas liberdades democráticas e pelo respeito aos direitos humanos.

Estudantes recém ingressos que éramos, contando apenas 17 anos, lá estávamos com os olhos marejados de emoção e o coração repleto de esperança por um futuro que nos garantisse dignidade e justiça sociai, já que há muito vivíamos sob o guante da ditadura militar.

Jamais pensei que, após quase meio século, reviveria o mesmo cenário: bradar pela democracia, pelo Estado de Direito, que obedece às normas estabelecidas na Constituição Federal.

Atravessamos período de verdadeiro retrocesso social e político, um caminho de retorno aos tenebrosos tempos do autoritarismo. O que estão fazendo com a nossa Lei Maior que é a Constituição? Ou será que ela deixou de existir e este fato não nos foi comunicado?

Não. A Carta Magna ainda vive, embora tentem exterminá-la aos poucos. Todavia, caberá a nós, povo brasileiro, não deixar que ela morra pela mão do fascismo. Ainda temos como salvá-la, comparecendo às urnas e votando em candidatos que realmente levantem a bandeira do Estado Democrático de Direito e que tenham consciência de que fomos nós, o povo, quem lhes outorgou o poder e é para este povo que devem trabalhar e não para seus próprios interesses.

Temos o direito de escolha, sim, e devemos exercê-lo por meio do voto consciente. Votar em quem tenha empatia pelas nossas necessidades mais prementes. O resgate da democracia está em nossas mãos!

Autoria
Carmem Cenira P. L. Melo é advogada, com especialização em negociação coletiva, economia do trabalho e sindicalismo, MBA em Gestão Pública e Auditora Fiscal do Trabalho aposentada. É colaboradora do CCN Notícias.
Artigos publicados

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd