O Brasil começou bem sua jornada rumo à Copa do Mundo de 2026. No primeiro confronto pela classificação, derrotou a Bolívia por 5 a 1, no Estádio Mangueirão, em Belém, PA, no último dia 8 de setembro. Neymar fez dois gols. Poderia ter feito mais um, não tivesse cobrado um pênalti de forma bizarra. O fato é que praticamente todos os veículos de comunicação comemoraram o fato de Neymar ter “quebrado o recorde de gols de Pelé”, pela Seleção Brasileira. Há controvérsias.

Acontece que a FIFA tem seus métodos de contar gols que, cá entre nós, não bate com a realidade. Sou professor de História e, como tal, não gosto deste movimento revisionista para desvalorizar ou supervalorizar um pais, um grupo de pessoas ou alguém de acordo com seus interesses.

Vamos aos fatos. Pelé fez 1.283 gols na carreira de atleta de futebol. Como diria o saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim, “até as pedras sabem”. Destes, Pelé marcou 95 gols pela Seleção Brasileira, em 91 jogos. Mas a FIFA resolveu aceitar somente 77 gols e a nossa imprensa esportiva embarcou nessa. É que o órgão não leva em consideração os gols marcados em jogos amistosos e contra seleções estaduais, partidas muito comuns na época em que Pelé entrava em campo e chamava a atenção de todo o mundo. Até guerra Pelé parou.

Já Neymar marcou o seu 79º gol contra a Bolívia, em 125 partidas. Números bem abaixo de Pelé, que fez 12 gols em 4 Copas do Mundo e é tricampeão mundial. Neymar fez apenas 8 gols em 3 Copas e não ganhou nenhuma.

Os gols feitos por Pelé foram decisivos para levar o Brasil a se consagrar campeão mundial em 1958, na Suécia, por exemplo. Marcou, inclusive, nas quartas de final, diante do País de Gales, três nas semifinais, contra a França, e dois contra a finais daquela Copa.

Pelé não era um garoto mimado e tinha somente 16 para 17 anos. Em 1970, na final da Copa do Mundo do México, Pelé voltaria a marcar (no total foram 6 gols).

Sou corintiano. Mas, defendo a história e as estatísticas do Santos Futebol Clube. Pelé tem 1.283 gols, querendo a FIFA ou não, que, vejam só, não considera em sua contagem revisionista 516 gols de Pelé. Isso mesmo, a FIFA só considera que Pelé fez 767 gols em sua história. Isso é inaceitável.

Esses gols desconsiderados aconteceram nos anos em que o Santos FC parecia imbatível na década de 60, quando o time comandado por Mengalvio, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe excursionavam e encantavam o mundo.

Não levar em conta os gols marcados por Pelé nesses jogos que encantavam o mundo é, simplesmente, ridículo. Mais ridículo ainda é considerar que Neymar quebrou o recorde de Pelé em gols pela Seleção.

Pelé foi e ainda é o maior artilheiro de todos os tempos do futebol mundial. Não aceito a FIFA e os defensores de revisionismo.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd