Vai ao ar, nesta quarta-feira, 15, às 22h, pela TV Cultura, o segundo episódio da minissérie “IndependênciaS”, que retrata o episódio da Independência do Brasil, no exato instante em que o país celebra o seu bicentenário. No entanto, mais do que contar uma história já inúmeras vezes escrita em livros e em filmes oficiais que, geralmente, nos trazem a voz dos vencedores; “IndependênciaS”, com “S” maiúsculo mesmo no final da palavra, dá voz a personagens que sempre estiveram à margem das narrativas oficiais; o ponto de vista dos negros escravizados pelos colonizadores, dos indígenas,  e o protagonismo feminino no processo da separação entre Brasil Colônia e a Coroa Portuguesa.

“Essa ideia de retrato único, herói único, é uma enorme falácia. Em cada capítulo veremos a desconstrução desse modelo”, promete Luiz Fernando Carvalho, diretor da minissérie que contará com 16 episódios exibidos todas às quartas-feiras, às 22h.

Em entrevista à revista Veja, o diretor observa que as escolas devem sair do lugar-comum ao abordar o tema. “Apesar da lei que obriga as escolas a trazer estudos sobre a vinda dos afrodescendentes e da importância da cultura indígena, raras são as instituições que respeitam isso.” Por esse motivo, IndependênciaS possui uma roupagem que deve chamar atenção de gerações jovens. “Me interessa atingir esse público. É por isso que a série tem um tom pop, com o uso de cores, de luzes, da montagem… Vários elementos buscam um diálogo com a geração mais jovem, aquela que pode ajudar a salvar o país.”

O diretor revelou ainda que a minissérie é o resultado de um processo colaborativo que levou um ano e meio para ser concluído, entre pesquisa, criação e realização. Luiz Fernando contou com parceria do dramaturgo Luís Alberto de Abreu. O roteiro é de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni, tendo como colaboradores Kaká Werá Djecupé, Ynaê Lopes dos Santos, Cidinha da Silva e Tiganá Santana.

O CCN Notícias falou com o ator e diretor de teatro Mauro Schames, que interpretará Dr. Picanço, médico da família Imperial, criado ficticiamente, para compor a história.

Segundo Mauro, existem muitas histórias de homens brancos e europeus sobre esse episódio da história do Brasil, mas existem também muitas outras histórias do ponto de vista dos negros e dos indígenas que precisam ser contadas. “Tem uma frase dito em um dos episódios do Projeto Quirino, que estou assistindo pelo spotify, que diz – existe uma história dos negros sem o Brasil, mas não existe uma história do Brasil sem os negros. Essas histórias serão contadas em “IndependênciaS”. Mauro lembra, por exemplo, de outras informações que os brasileiros mal conhecem; a importância da mulher na Independência do Brasil, “quem faz a independência é a Imperatriz Leopoldina” ou, então, em que circunstâncias a Corte instala-se no País. “Quando D. João VI chegou ao Brasil fugido de Napoleão, onde ele se hospedou? Na Quinta da Boa Vista, residência cedida por um riquíssimo comerciante carioca, que depois virou o Museu Nacional que pegou fogo. Pois bem, quem era esse comerciante? O que ele comercializava? As riquezas produzidas na Colônia que era o café, o açúcar ou os minérios? Não. Ele traficava escravos, que já era uma atividade considerada ilegal pelos ingleses”, contou o ator.

A minissérie, “IndependênciaS” terá no elenco Daniel Oliveira no papel de Dom Pedro I e Antônio Fagundes, como Dom João VI, Celso Frateschi, como José Bonifácio, entre outros.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd