O jornalista, vencedor de três Prêmios Jabuti, e tradutor Milton Eric Nepomuceno publicou dia desses uma lúcida e importante análise sobre o processo eleitoral no Brasil.

Eric chama a atenção para alguns aspectos que “já se insinuam” no cenário eleitoral e que, depois do carnaval, devem intensificar-se. Diz ele que (e isso parece estar dado) “de momento, duas candidatura estão consolidadas, a de Lula e a de Jair Messias”. Para ele, a tal “terceira via tão ansiada pelos donos do dinheiro e pelo conglomerado oligopolíco dos meios de comunicação não dá sinais sequer remotos de que irá decolar”.

Contudo, para Eric Nepomuceno, apesar das aberrações diárias que diz e faz, Bolsonaro mantém sua fatia do eleitorado firme e a tendência é crescer, já que a terceira via é um fiasco. Isso significa que, para Eric, os partidários e apoiadores da candidatura Lula devem “agir com atenção e cuidado”.

Diz o jornalista que o “jogo será duro, e que o maior perigo é mergulhar num clima de vitória antecipada”. Para ele, é preciso se preparar “para uma campanha que certamente será a mais sórdida desde a redemocratização”. Lembra o jornalista que poderá ser ainda mais suja do que a que conduziu Collor de Mello à presidência.

Eric Nepomuceno também é partidário daqueles que acreditam que não basta Lula vencer as eleições. Para governar, Lula terá que ter um Congresso minimamente lúcido e íntegro ao seu lado. “O que temos hoje é, sem a menor sombra de dúvida, o pior, mais ultrajante, manipulador e grotesco de todos os Congressos desde a retomada da democracia”, avalia. Diz ainda que esses atuais congressistas “elegeram-se no vácuo da demonização da política em 2018 pela ação de um juiz manipulador e desonesto chamado Sérgio Moro, em aliança com os grandes meios de comunicação, os donos do dinheiro, diante da omissão covarde do Supremo Tribunal Federal e debaixo do olho ameaçador das Forças Armadas”.

No entanto, diante da sua total incompetência, Bolsonaro se vendeu ao Centrão para tentar “se manter na superfície da lama”, segundo Nepomuceno.

Para finalizar a análise, o jornalista alerta; ‘”frente ao desastre que Lula herdará, é importante que o eleitorado não se distraia com a violência avassaladora de Jair Messias e seu bando durante a campanha, e ponha foco específico nos votos para deputado federal e senador”.

Assim como o jornalista Eric Nepomuceno, o CCN Notícias também concorda que, desde já, é preciso botar um olhar firme nas urnas. Que delas saiam não apenas o presidente, mas a possibilidade de tentar reerguer este país da lama em que foi afundado: um Congresso minimamente decente.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd