O Brasil e grande parte do mundo esportivo estão indignados com as ocorrências de domingo, 21/5, no Campeonato Espanhol, quando o atleta brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, sofreu ofensas racistas de torcedores do time do Valencia.

Por isso, apresentamos nesta terça-feira (23) requerimento nº 1709/23 para a Câmara dos Deputados aprovar moção repúdio destinada ao Governo Espanhol, a La Liga de Futebol e ao clube Valencia pelos atos de racismo e discriminação.

Cumprimento o governo do presidente Lula, que de imediato repudiou com veemência mais esse ato racista contra o Vini Jr, e cobrou providências das autoridades competentes para que fatos dessa natureza não voltem a ocorrer.

Além disso, reforço a urgência para que as autoridades constituídas do futebol, no âmbito mundial e nacional, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Federação Espanhola de Futebol (RFEF), a FIFA e demais organizações esportivas tomem as medidas necessárias para coibir novas ocorrências.  

Vini Jr. esbanja habilidade e alegria, com uma energia potente e que incomoda racistas que não aguentam ver pretos no topo. Situações como essa não podem passar como casos isolados.

São recorrentes essas manifestações racistas contra o jogador. É urgente, uma ação antirracista de La Liga, organizadora do campeonato espanhol. Expresso minha solidariedade a Vini Jr. e a todos, todas e todes, jogadores e indivíduos que enfrentam o racismo na prática desportiva e na sociedade em geral.

Autoria
Juliana Cardoso é deputada federal eleita para o mandato 2023/2026. Faz parte da Comissão de Saúde e da Comissão de Mulheres, além de suplente na Comissão dos Povos Originários e Amazônia. É colaboradora do CCN Notícias
Artigos publicados

 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores