O candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) fez nesta segunda-feira, 26, um “manifesto à nação”. Havia muita expectativa em torno do conteúdo do que falaria. Ciro está em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais e não consegue sair da faixa dos 7% das intenções de votos. Enquanto isso, Simonte Tebet (MDB) chega aos 5% (tecnicamente empatada). À frente estão, pela ordem, Jair Bolsonaro (PL), com 34% ou 35% dependendo da pesquisa e na liderança vem Lula (PT) com 46% ou 47% também dependendo da pesquisa.

Nos últimos dias, começou uma intensa movimentação na mídia e nas redes sociais de apoiadores de Ciro Gomes para que ele renunciasse à sua candidatura em favor a de Lula já que, a seis dias das eleições, não conseguiu emplacar seu nome na chamada “terceira via” e encerrar o suplício que vive o país agora, no primeiro turno. Expoentes e históricos apoiadores de Ciro, como Tico Santa Cruz, Nelson Motta, Caetano Veloso, entre outros pediram o “voto útil”. A lista pode aumentar nessa semana.

A discussão é simples; já que seu nome estagnou-se em baixíssimos patamares, resta saber quem é o melhor nome para derrotar o fascismo, a corrupção, a misoginia, a intolerância, o ódio, a violência, a crueldade, a humilhação e tudo o que a política tem de mais negativo? Esse nome está consubstanciado na candidatura de Bolsonaro. E o antidoto é Lula. Tanto pelo que já fez ao país (2003-2010), pelo leque de forças políticas e econômicas que estão ao seu redor nestas eleições e pelas propostas que vem apresentando ao povo na campanha.

No entanto, a montanha pariu um rato.

O tal manifesto de Ciro podia muito bem não ter sido feito. Ciro, em tom eloquente, disse estar sendo vítima de uma campanha nacional e internacional virulenta para que retire sua candidatura, comparou Lula a Bolsonaro e disse estar certo da decisão de manter seu nome na disputa presidencial. Disse mais do mesmo.

No entanto, o “manifesto” que, na verdade, não passou de uma mal sucedida ação de marketing eleitoral, acabou por decretar o enterro de sua candidatura e, pior, o seu suicídio político, ao agir como linha auxiliar do bolsonarismo. Ciro insiste na tese de que o voto útil é uma tentativa de “eliminar a liberdade das pessoas de votarem no regime de turno, primeiro no candidato que mais orienta seus valores e depois, se for o caso, por aqueles que mais se aproximarem de suas ideias”. A premissa é verdadeira, mas isso se os nomes em disputa fossem competitivos entre si. O que não é o caso.

Pelo o que as candidaturas representam, a barbárie de um lado e a civilidade de outro, Ciro deixou claro que, num segundo turno, ficará neutro. Como se isso fosse possível.

Não espante, eleitor, se Simone Tebet ultrapassar Ciro Gomes nas próximas pesquisas.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores