O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) participaram na noite desta quinta-feira (23) de um ato em comemoração aos 20 anos do Bilhete Único em São Paulo. O evento reuniu mais de 200 pessoas no Sindicato da Saúde, na Liberdade, e foi promovido pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT) secretário de Transportes na gestão Marta Suplicy, responsável pela criação, em maio de 2004, da tarifa integrada de transporte coletivo.
"O Bilhete Único não é uma política só de transporte, foi e é uma política de democratização da cidade. Quem trouxe conquista pra essa cidade foram os governos populares", disse Boulos.
"Quem quer fazer coisas boas, enfrenta resistência (...) Quanto tempo eu andei nessa cidade usando colete a prova de balas", disse Marta, em referência às ameaças que recebeu durante a criação do Bilhete Único. "Quem ganhou foi a população e a cidade de São Paulo. Agora, lançando um olhar pro futuro, o Boulos e todos nós vamos precisar seguir avançando", afirmou a ex-prefeita.
"Essa é a marca da cidade de São Paulo, que faz 20 anos, que realmente trouxe economia para as pessoas. Altamente tecnológico, (com mais) segurança, e o orgulho que as pessoas tinham de usar o Bilhete Único. O desafio agora é fazer a transição", disse Tatto, em referência à necessidade de modernizar o sistema de transporte público e implantar gradualmente a Tarifa Zero.
Vice na pré-campanha de Boulos à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy é considerada a melhor prefeita da história da capital paulistana, com a preferência de 16% dos moradores da cidade, segundo pesquisa Datafolha divulgada em março.
Informações de Diego Moreno