Os números de infectados e de mortos são implacáveis e a situação é aterrorizante. O novo coronavírus mata. Os valorosos médicos e enfermeiros de todo o País esforçam-se, até mesmo com a própria vida, para salvar outras vidas.

Mas, e você? Como pode contribuir para salvar uma vida. O que você deve saber para tratar de alguém que está com o coronavírus e que ainda está assintomático? Você sabe o que fazer? CCN Notícias vai explicar passo a passo. Lembrando sempre que o melhor remédio é não sair de casa.

  1. A pessoa que está com a Covid-19 precisa da sua ajuda. Portanto, não tenha medo de enfrentar a situação.
  2. Essa pessoa precisa ficar “isolada”. Deixe-a num quarto ou numa área em que poucas pessoas usem como passagem.
  3. Essa pessoa não deve sair, de jeito algum, desse quarto ou sala. Ela deve estar o tempo todo de máscara e deve utilizar álcool em gel o tempo todo. Só sair para ir ao banheiro.
  4. Se o banheiro for de uso comum, não se preocupe. A própria pessoa, após tomar banho ou usar o banheiro, deve aplicar o álcool à 70% ou água sanitária e passar na tampa do vaso sanitário, no chão do banheiro, nas torneiras, na pia, na maçaneta da porta. Se a pessoa for idosa, faça isso você mesmo, usando luvas, máscaras.
  5. Você deverá colocar em todas as portas da casa um pano úmido com água sanitária, especialmente, naquele ambiente em que a pessoa está.
  6. Se puder, compre copos, garfos, facas e colheres descartáveis para a pessoa doente. Peça para a pessoa colocar tudo que usou de molho, sem tocar na bacia. Depois, uma vez por dia, lave com água sanitária. Marque esses talhares, copos e pratos com esmalte para ter certeza que não vai se confundir e misturá-los com os outros do seu uso.
  7. Os cobertores, lençóis, travesseiros e outros pertences de cama e banho também devem ficar isolados, até que a pessoa se recupere. Jamais lave-os juntos com as roupas da casa. Quando for lavá-las, use uma mistura com água e um pouco de água sanitária para deixar de molho antes.
  8. Remédios devem ser oferecidos em copos descartáveis ou num guardanapo de papel.
  9. Mantenha distância da pessoa doente. Sempre use máscara, mesmo dentro de casa. Lembre-se, você é o cuidador dessa pessoa.

10. Mantenha sempre a calma. A pessoa precisará muito mais de você agora, do seu amor e respeito, do que você jamais precisou de alguém.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Mais lidas