Os números de infectados e de mortos são implacáveis e a situação é aterrorizante. O novo coronavírus mata. Os valorosos médicos e enfermeiros de todo o País esforçam-se, até mesmo com a própria vida, para salvar outras vidas.
Mas, e você? Como pode contribuir para salvar uma vida. O que você deve saber para tratar de alguém que está com o coronavírus e que ainda está assintomático? Você sabe o que fazer? CCN Notícias vai explicar passo a passo. Lembrando sempre que o melhor remédio é não sair de casa.
- A pessoa que está com a Covid-19 precisa da sua ajuda. Portanto, não tenha medo de enfrentar a situação.
- Essa pessoa precisa ficar “isolada”. Deixe-a num quarto ou numa área em que poucas pessoas usem como passagem.
- Essa pessoa não deve sair, de jeito algum, desse quarto ou sala. Ela deve estar o tempo todo de máscara e deve utilizar álcool em gel o tempo todo. Só sair para ir ao banheiro.
- Se o banheiro for de uso comum, não se preocupe. A própria pessoa, após tomar banho ou usar o banheiro, deve aplicar o álcool à 70% ou água sanitária e passar na tampa do vaso sanitário, no chão do banheiro, nas torneiras, na pia, na maçaneta da porta. Se a pessoa for idosa, faça isso você mesmo, usando luvas, máscaras.
- Você deverá colocar em todas as portas da casa um pano úmido com água sanitária, especialmente, naquele ambiente em que a pessoa está.
- Se puder, compre copos, garfos, facas e colheres descartáveis para a pessoa doente. Peça para a pessoa colocar tudo que usou de molho, sem tocar na bacia. Depois, uma vez por dia, lave com água sanitária. Marque esses talhares, copos e pratos com esmalte para ter certeza que não vai se confundir e misturá-los com os outros do seu uso.
- Os cobertores, lençóis, travesseiros e outros pertences de cama e banho também devem ficar isolados, até que a pessoa se recupere. Jamais lave-os juntos com as roupas da casa. Quando for lavá-las, use uma mistura com água e um pouco de água sanitária para deixar de molho antes.
- Remédios devem ser oferecidos em copos descartáveis ou num guardanapo de papel.
- Mantenha distância da pessoa doente. Sempre use máscara, mesmo dentro de casa. Lembre-se, você é o cuidador dessa pessoa.
10. Mantenha sempre a calma. A pessoa precisará muito mais de você agora, do seu amor e respeito, do que você jamais precisou de alguém.