Embora o futuro ex-presidente Jair Bolsonaro não tenha reconhecido a derrota eleitoral para Lula, em seu curtíssimo pronunciamento na tarde deste 1 novembro, a presidenta do PT, Gleise Hoffmann, informou que a coligação Brasil da Esperança indicou o vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin, para coordenar os trabalhos da equipe de transição de governo. O anúncio foi confirmado pelo ainda atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, segundo o qual teria recebido de Bolsonaro autorização para iniciar os trabalhos nesta quinta-feira, dia 3.

Gleise, que também fará parte da equipe de transição, informou que outros nomes serão anunciados. “Vamos ter participação nessa comissão de todos os partidos que estiveram conosco nessa caminhada”, disse a presidenta do PT.

Os outros integrantes da equipe de transição serão definidos por área disse a presidenta. No entanto, já foi ventilado na imprensa que, além de Geraldo Alckmin, a própria Gleise Hoffmann, o coordenador do Programa de Governo de Lula, Aloísio Mercadante e o do senador pelo PI, Wellington Dias integrarão a equipe.

Ao todo serão 50 nomes que terão a responsabilidade de reunir informações sobre a situação do governo federal nas mais diversas áreas.

Gleise Hoffmann afirmou também que os integrantes dessa equipe de transição não serão, necessariamente, os respectivos ministros de Lula.

Caos

A presidenta do PT, Gleise Hoffmann, disse também que Bolsonaro, ao não reconhecer a derrota explicitamente, está apostando no caos e incentivando mais manifestações como os bloqueios de estradas federais e estaduais.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores