Com a reabertura gradual do comércio, das indústrias e das áreas de cultura e lazer, promovidas pelo governado do Estado e pela Prefeitura de São Paulo, os parques reabriram na última segunda-feira (13). O Estado definiu que as prefeituras são agrupadas em cinco fases. São essas fases que determinam o que pode ser reaberto. Por sua vez, cabe à Prefeitura decidir como se dará essa reabertura.

A cidade de São Paulo, por exemplo, encontra-se na fase três, também chamada de "amarela". Nesta fase, uma das atividades que podem ser reabertas é a do funcionamento de parques, desde que sigam novas normas; de segunda a sexta, com horário reduzido das 10h às 16h e apenas com 30% de sua capacidade. Além disso, o uso de bebedouros e das quadras continuam vetados.

As exceções para essas regras são o Jardim Botânico, o Zoológico e o Zoo Safári que podem funcionar aos finais de semana e feriados com horário ampliado das 9h às 16h e com 50% de sua capacidade. Também se encaixam nesse formato os parques municipais Ibirapuera e o Parque do Carmo. Ambos podem funcionar em horário ampliado das 6h às 16h, mas só de segunda a sexta.

Parques estaduais como o Horto Florestal e o Parque da Juventude Dom Evaristo Arns, ambos na Zona Norte, seguirão as normas municipais podendo funcionar de segunda a sexta, das 10h às 16h, com 30% de sua capacidade, desde o dia 13.