O bairro da Casa Verde é famoso em todo o país por ser o bairro em que estão localizadas importantes Escolas de Samba do Carnaval Paulista: Império da Casa Verde, Morro da Casa Verde e Unidos do Peruche. Estritamente um bairro residencial, a Casa Verde tem clima agradável e de fácil acesso ao centro da cidade, embora não haja uma linha de Metrô. Mas, tem acesso à Estação Palmeiras-Barra Fundo (Linha 3 – Vermelho) e à Estação Santana (Linha 1 – Azul), além de contar com um terminal de ônibus, localizado na Av. Engenheiro Caetano Alves.

O bairro da Casa Verde era, no século 17, um grande sítio de propriedade do todo poderoso Amador Bueno Ribeiro (provedor da Capitania, Capitão Mor, Ouvidor, Contador de Fazenda Real e Juiz de Órfãos). Documentos do Arquivo Municipal de São Paulo dão conta que Amador Bueno foi considerado, em 1641, “rei” aclamado por imigrantes espanhóis.

Esse grande sítio passou por vários donos ao longo dos anos. Em 1882, João Mawell Rudge compra as terras e, em 1913, seus herdeiros decidem lotea-lo para a formação do bairro. O primeiro lote é vendido em 21 de maio daquele ano (data em que se comemora a fundação do bairro). A intenção era batizar o bairro que estava surgindo de “Vila Tietê”, mas não foi muito bem aceito pelos novos compradores, que preferiam continuar se referindo ao local como o “sítio das moças da casa verde”. É que em 1794, um dos muitos proprietários das terras, o General José Arouche de Toledo Rendon, vivia com suas sete irmãs solteiras, na sede do sítio, cujas janelas eram pintadas de verde. Em 1852, morre Caetana Antônia, a última das moças da casa verde.

A Casa Verde já foi cenário de duas novelas; A Viagem, de Ivani Ribeiro, produzida pela extinta Rede Tupi, em 1976, e da novela Sangue Bom, da Rede Globo, em 2013. Foi local onde foi instalada a extinta Rede Manchete nos anos 90.