"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos."

Antoine de Saint-Exupéry

Estávamos num passeio de veleiro em Paraty, RJ, quando o menino mergulhou nas águas cristalinas e voltou com uma imensa estrela do mar.

Todos os tripulantes e turistas do barco se aproximaram para ver aquela jóia da natureza. Era uma estrela vermelha, de extraordinária beleza, nunca tinha visto igual! Depois de alguns momentos fora da água, ele perguntou: posso ficar com ela?

Ao verificar que ela estava viva, respondi que não, e sem contestar, ele suavemente a devolveu ao mar. O menino inquieto e alegre de doze anos queria ter uma estrela do mar, mas escolheu deixá-la em seu habitat natural.

Anos mais tarde, no oceano de gente que existe na cidade de São Paulo, ele achou Carolina Monteiro. Segurou-a  com todo cuidado em sua mão, como que encantado e admirando seu brilho, percebeu que havia encontrado outra estrela.

E no dia 20 de agosto de 2022, o menino virou homem e a menina virou mulher e disseram sim um para o outro.  A estrela tem uma estrelinha que mora dentro dela.

Esse menino gentil, que passei a chamar de filho, não perguntou se poderia ficar com ela, mas se tivesse perguntado, eu teria dito que sim.

Pode ficar com suas estrelas!

Nessa época de pandemias e retrocessos, a união e o amor são brisas que refrescam nossa alma e prenunciam os dias melhores que virão!

Existem muitos tipos de famílias, agradeço a minha por ter o Gustavo, um descobridor de estrelas.

Ao observador desatento, os grandes eventos transformam a realidade, mas a história, na verdade, é feita de pequenos momentos, pequenos gestos e as decisões aparentemente rotineiras.

Uma longa estrada é feita de pequenas pedras.

Bom caminho à nova família que se forma e a todas as famílias da grande família humana!

Autoria
José Paulo Barbosa é professor, escritor e militante de causas sociais e ambientais.
Artigos publicados