A pesquisa mais recente da PoderData aponta que 58% dos brasileiros são contra o retorno às aulas presenciais e estão com a razão. Antes mesmo do retorno estipulado pelo governo do Estado, no último dia 8, pelo menos, três escolas estaduais da Zona Norte tiveram professores testados para Covid-19 e, de forma confusa e desordenada, acabaram suspendendo o retorno.

Professores das escolas “Tito Prates da Fonseca” (Vilas dos Andradas), “Victor dos Santos Cunha” (Vila Sabrina) e “Conselheiro Ruy Barbosa” (Horto Florestal), além de testarem positivo para Covid-19, tiveram contato com vários outros professores, coordenadores e membros da direção, durante o planejamento presencial ordenado, intransigentemente, pela Secretaria de Educação. Fato que torna o retorno às aulas inviável.

Todas essas escolas são da Diretoria Regional de Ensino Norte 2 (que abrange, entre outros bairros, o Parque Vitória, Vila Mazzei, Tucuruvi, Jaçanã, Jardim França, Imirim, Tremembé, Jardim Brasil, Parque Edu Chaves e Mandaqui). Esta Diretoria, aparentemente, não estava preparada para enfrentar a situação. Levou dias para orientar as escolas sobre o que fazer e quando o fez, foi de maneira falaciosa. Pediu a todos os professores que fizessem os testes, mas não ofereceu os meios adequados, já que os testes, além de caros, os postos de saúde precisam aguardar alguns dias após a manifestação dos sintomas para aumentar a eficácia dos testes.

As escolas, por suas vezes, para esconder o que estava ocorrendo, seguiu orientação da Diretoria de Ensino, dizendo aos pais e alunos que as aulas presenciais seriam adiadas por alguns dias sem mencionar o motivo; a contaminação dos professores.

Demonstrando total despreparo nenhuma dessas escolas, até o momento, está adiando o retorno das aulas presenciais por, pelo menos, 14 dias, que além de correto, é o básico, já que os profissionais de Educação que tiveram contato com os infectados têm este prazo para apresentarem os sintomas.

Se a Secretaria de Educação não consegue seguir os protocolos mínimos e oferecer segurança para o planejamento dos professores, como pretendem fazer isso com as escolas cheias de alunos?

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Mais lidas

  • Semana

  • Mês

  • Todas