Recentemente, o PSOL vivenciou uma forte discussão entre seus deputados federais, pelo do twitter e bem longe das instâncias partidárias, onde esse assunto deveria ser tratado. Esta “briga” ganhou grande repercussão, já que está diretamente ligada à eleição para presidência da Câmara Federal e suas Comissões (a batalha mais importante no momento), até um tom não usual que os deputados do PSOL usaram para defender seus pontos de vista.

A discussão começou quando a Deputada Federal Luiza Erundina (PSOL-SP), disse que os deputados defensores do apoio do PSOL ao candidato Baleia Rossi (MDB-SP), que já conta com o apoio de toda a esquerda para derrotar o candidato apoiado por Bolsonaro, estavam fazendo fisiologismo.

Acusados de trocar cargos por apoio político, cinco deputados reagiram à declaração de Erundina. Alguns lembraram da época em que ela aceitou ser ministra de Itamar Franco e teve Michel Temer como vice em uma chapa para prefeitura de São Paulo. Outros já preferiram explicar o que estava acontecendo. Os deputados Freixo (PSOL-RJ) e Samia (PSOL-SP), explicaram que a liderança do PT na Câmara pediu o apoio do PSOL para a eleição da Comissão de Constituição e Justiça, considerando que os 10 votos dessa bancada podem ser determinantes para derrotar o candidato do governo para a presidência dessa Comissão.

Deste modo, não havia intenção, por parte desses deputados, de boicotar a candidatura de Erundina, muito menos por fisiologismo. O que está em jogo, e parece que a Erundina e a direção do PSOL não perceberam, é ocupar os espaços da Câmara e derrotar os candidatos governistas. É uma irresponsabilidade defender o impeachment nas ruas e não fazer o trabalho parlamentar que garanta a aprovação do impeachment na Comissão de Constituição e Justiça, antes de ir para plenário.

Se a candidatura própria do PSOL desune a esquerda e possibilita algum risco de sermos derrotados pelo candidato bolsonarista, o que já é negativo para o nosso campo politico, pode acabar se tornando pior se os deputados não aderirem ao bloco independente junto com o resto da esquerda e ajudarem a impedir que Bolsonaro controle as Comissões mais importantes do Congresso.

Espero que a acusação imatura feita pela Deputada Erundina não atrapalhe o PSOL de tomar a decisão correta e votar junto com os demais partidos da esquerda na disputa pelas Comissões da Câmara.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores