No dia 11 de agosto, em todo as capitais brasileiras e muitas outras cidades, milhares de brasileiros e brasileiras participaram dos históricos atos em defesa da democracia e de leitura da carta que defende o Estado democrático de direito e as eleições deste ano em urnas eletrônicas.

Com grande honra, participei do ato realizado em São Paulo, no chamado “território livre do Largo de São Francisco”, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. No mesmo local, em 1977, foi lida a Carta aos Brasileiros, pelo fim da ditadura militar. Ao meu lado, o Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e ex-Ministro da Educação, Professor Doutor Renato Janine Ribeiro.

Não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil, juristas, estudantes, artistas, lideranças sindicais e populares, além de personalidades, se pronunciaram para representar os mais de 800 mil brasileiros e brasileiras que já assinaram a carta. Logo, seremos 1 milhão de signatários contra as intenções golpistas de Bolsonaro.

Em Piracicaba, realizaremos um ato no dia 18 de agosto, às 19h30, no auditório do Hotel Nacional Inn, na Rua do Rosário, 1358, no centro. Na ocasião, lançaremos o Comitê Sindical e Popular de Luta, que já vem trabalhando em defesa das pautas dos trabalhadores e da democracia.

Não existe democracia verdadeira se o povo passa necessidades, ignoradas pelo poder público. O problema vai muito além da tentativa de Bolsonaro de inviabilizar o processo eleitoral, frente à perspectiva de perder as eleições. A grande questão é que o governo Bolsonaro tem sido uma interminável sucessão de tragédias para o povo brasileiro e de destruição do país.

Nesta semana, Jair Bolsonaro vetou parte de uma lei, onde se instituía o reajuste anual dos valores destinados ao PNAE – Plano Nacional de Alimentação Escolar, essencial para garantir às crianças e jovens que frequentam as escolas públicas a alimentação necessária à sua aprendizagem e, em grande parte dos casos, a sua saúde e sobrevivência. Há mais de 33 milhões de brasileiros que passam fome. Há mais de 127 milhões com algum tipo de insegurança alimentar. O pais tem um presidente que não se importa o próprio povo.

Em contraposição, ficamos sabendo que o General Braga Netto, candidato a Vice na chapa de Bolsonaro, recebeu R$ 926 mil em salários em dois meses de 2020, quando o Brasil vivia o auge da pandemia, com empresas fechando, pessoas falecendo, aumento do desemprego e problemas em diversos setores da economia.

Esse, portanto, é o momento de toda a população se posicionar. Para além do ato, nós, professores e professoras, temos um importante papel na conscientização de nossos estudantes e da população em geral para defenderem as conquistas democráticas, as eleições e o caminho para um Brasil justo e soberano.