Enquanto a bola não rola, o noticiário esportivo dos principais clubes paulistas segue pautado pela crise do novo coronavírus. E não poderia ser diferente, já que na última sexta-feira (22), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a América do Sul se tornou o novo epicentro da pandemia.


Principais equipes utilizam grande alcance para ajudar os mais necessitados em momento de crise 

E você, sabe o que seu clube tem feito para auxiliar no combate ao vírus? Desde a disponibilização das instalações ao sistema de saúde, até jogo imaginário contra a Covid-19 – com renda revertida a ações sociais – a NN relembra os principais exemplos de solidariedade nesse período de isolamento social. 

Corinthians. Para ajudar no combate à Covid-19, o clube alvinegro disponibilizou a Arena Corinthians, o Parque São Jorge e o CT Joaquim Grava aos governos federal, estadual e municipal. Por parte da torcida, destaca-se a campanha ‘Fiel Solidária’, que tem como objetivo arrecadar fundos para compra de mantimentos para cestas básicas e refeições a serem distribuídas aos mais afetados pela crise na Grande São Paulo.

Palmeiras. O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, já recebeu campanha de vacinação contra a gripe Influenza e mutirão de doação de sangue – que teve os estoques reduzidos durante a crise. Torcidas organizadas do clube também têm se mobilizado para entregar mantimentos no Zona Oeste de São Paulo.

Portuguesa. A Lusa entrou em campo, em um jogo fictício, para enfrentar a Covid-19. Além de conscientizar os torcedores, a ação contou com ingressos virtuais e metade da renda distribuída à ‘Missão Eucarística Voz dos Pobres’, que auxilia pessoas de vulnerabilidade social e em situação de rua. Outra ação de destaque do clube rubro-verde foi um drive thru solidário, que contou com a venda de produtos oficiais, máscaras e arrecadou mais de uma tonelada de alimento.

Santos. O Santos disponibilizou todas as suas dependências para que sejam utilizadas pela secretaria de saúde do município. Além disso, o clube santista também está vendendo máscaras de proteção facial, com parte da renda destinada a instituições de caridade.

São Paulo. Primeira equipe paulista a disponibilizar suas instalações, o São Paulo também tem realizado outras ações sociais. O clube aproveitou a reprise da final do Mundial de 2005 para vender ingressos simbólicos, com o valor revertido a funcionários do clube e ao Instituto Tricolor Paulista, órgão que ajuda ex-atletas em situação de vulnerabilidade. Entre os torcedores, chamou atenção uma ação no interior paulista, na qual um torcedor do Corinthians saiu em uma foto com os organizadores são-paulinos. Com a repercussão da história, os familiares do corintiano, desaparecido há 12 anos, entraram em contato com os organizadores da ação, que proporcionaram um reencontro emocionante.

 

Gabriel Fernandes

Jornalista


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores