Estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aponta que a Covid-19 produziu mais vítimas entre as pessoas que apoiam ou têm preferência pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo a pesquisa, o comportamento e os discursos de Bolsonaro induzem seus seguidores a terem comportamentos de risco, como desrespeito às instruções de confinamento e uso de máscara e, por isso, sofrem mais as consequências da pandemia. Para cada 10 pontos percentuais a mais de votos para Bolsonaro há um acréscimo de 11% no número de casos e de 12% no número de mortos.

Outros estudos confirmaram as pesquisas da UFRJ, como trabalhos feitos por pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou da USP.

Os estudos revelam que em praticamente todas as ocasiões em que o presidente minimizou a pandemia, a taxa de isolamento social no Brasil diminuiu e mais pessoas se contaminaram e morreram, proporcionalmente, nos municípios em que Bolsonaro obteve uma melhor votação na eleição de 2018.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd