O livro “Afrofuturo, Ancestral do Amanhã”, de Henrique André (ilustração de Tutano Nômade), publicado pela Editora Kitembo, foi incluído pela revista Crescer (Editora Globo), como um dos 30 melhores livros infantis de 2023. Os integrantes dessa lista dos melhores (que já está na 18ª edição), passa pelo crivo de 53 profissionais engajados da área do livro e das infâncias em todo o Brasil, por isso tornou-se uma referência para educadores e leitores.

A inclusão do livro, mais uma vez, vem coroar o trabalho da Editora Kitembo, fundada em 2018, na Brasilândia, Zona Norte, pelos escritores Israel Neto e Anderson Lima e pelo Ilustrador Aisameque Nguenge.

A Kitembo é especialista em publicações do gênero Afrofuturismo, movimento que projeta futuros positivos para corpos pretos, sem desconectar da ancestralidade e trazendo elementos de tecnologia, ficção e fantasia. “A gente quer multiplicar as vozes negras ao publicar livros escritos por jovens, prioritariamente, negros e negras com foco em literatura fantástica, isto é, horror, fantasia, afrofuturismo, cyber punk, ficção científica, entre outras”, diz Israel Neto.

A lista dos melhores livros infantis do ano é uma referência para educadores e leitores em todo o Brasil, conhecida por sua expertise em identificar e promover obras literárias que agregam valor à educação e ao desenvolvimento das crianças.

O reconhecimento da obra escrita por Henrique André e ilustrada por Tutano Nômade reafirma a importância, representatividade e inserção das culturas negras na literatura infantil.

"Afrofuturo ancestral do amanhã" conta a história da professora Amara, e de como ela recebe e acolhe a forma com que seus alunos se vêem no futuro. O livro combina elementos da cultura africana, ficção e ancestralidade, sendo o primeiro livro que conceitua Afrofuturismo para crianças. A abordagem oferece uma perspectiva diferente para os jovens leitores, ampliando sua imaginação e apresentando narrativas que celebram a diversidade e a inclusão.

“A Inserção na lista é um motivo de orgulho e incentivo para continuar produzindo obras que enriqueçam a literatura infantil brasileira”, Afirma André, autor da obra.

Para mais informações sobre a Editora Kitembo e suas publicações, visite o site www.editorakitembo.com.br ou as redes sociais @kitembo_literatura.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd