O Deputado Federal Alexandre Padilha (PT-SP) comentou a saída do jovem ator de 24 anos, Lucas Penteado (foto da capa), da edição do BBB 21, reality da Rede Globo, na manhã deste domingo, 7 de fevereiro, após entrar no “confessionário” e anunciar sua desistência do programa.
Os demais participantes ficaram sabendo pelo auto-falante: “Agora vocês são 18 participantes e estão em condições iguais no programa. Lembrem-se de quem vocês são”, disse.
Lucas ficou muito abalado depois que trocou beijos com Gilberto, outro confinado, na madrugada de sábado para domingo, durante uma festa. Mais uma vez, Lucas foi agredido por participantes da casa pelo gesto e acusado de “querer aparecer”. Lumena, outra integrande, chegou a acusar Lucas de não ter sido verdadeiro ao beijar Gilberto, mas, sim, usado o rapaz para fazer “palestrinha”, sobre não ter coragem de se assumir bissexual.
Os “adm” de Lucas confirmaram sua saída. “Nosso garoto não aguentou a pressão das articulações e armações contra ele no jogo, assim como muitos não suportam aqui fora ao jogo”, escreveram.
Inconformado com o tratamento que Lucas estava sofrendo no programa, o Deputado Federal Alexandre Padilha, que é médico e tem um trabalho voltado à saúde mental, escreveu em suas redes sociais:
“Saúde Mental e cuidado em saúde são coisas sérias e sempre é um processo coletivo, de construção de autonomia, respeito e liberdade. A notícia da desistência de @lucaspenteado do Big Brother Brasil 2021 é um exemplo de como violências e violações são constantes na vida de jovens negros no Brasil.
Infelizmente, vemos no programa questões gravíssimas de violência psicológica acontecendo, expondo como o preconceito, a xenofobia, o racismo, a LGBTFOBIA e todas as opressões que podem atingir essa população. Acredito que devemos refletir não somente sobre o entretenimento, mas também sobre como a violência psicológica em espaços de sociabilidade coletiva. E se falamos de violência, é nossa obrigação também falar sobre Saúde e responsabilidade do entorno.
Não vamos relativizar essa violência. Lucas Penteado é um homem negro, periférico, militante de causas sociais e um sonhador que sempre buscou um mundo melhor. Saiu desse programa gigante, mostrando como as violências e os preconceitos se perpetuam. Tornou-se um exemplo nacional da importância da Saúde mental e do cuidado à Saúde.
Estamos contigo, @lucas. Esse seu sorriso é uma inspiração de luta para nós”.