A pressão do governo estadual para manter as escolas abertas continua forte. Porém, a própria Secretaria de Educação demonstra que não existe protocolo para lidar com escolas que tiveram casos de Covid-19. A Seduc tenta esconder o número de contaminações confirmadas e se nega a dispensar alunos e professores das atividades presenciais.

Agora, a Diretoria de Ensino Norte II (Tucuruvi) por orientação da Secretaria de Educação, apresentou a “solução” para diminuir o número de escolas fechadas devido a Covid-19: autorizar o fechamento somente depois de dois casos confirmados. A solução é “genial”, porque, ao invés de tentar proteger os alunos e professores, interrompendo as atividades presenciais em casos suspeitos ou com um caso de contaminação, eles só poderão se proteger ficando em casa quando já tiver sido comprovada a transmissão comunitária dentro da escola, tornando o risco de contaminação astronômico.

Levando em conta que não existe apoio por parte da Secretaria de Educação para que professores e alunos tenham acesso a testes rápidos e eficientes, a exigência de só fechar escolas com dois casos confirmados evidencia o forte desejo do governo estadual de expor as pessoas ao perigo.

Coordenadores da subsede Norte do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, APEOESP, estiveram esta manhã, 24, em algumas escolas da Zona Norte da cidade para fixar coroas de flores nas entradas das escolas em protesto contra a decisão do governo em manter as aulas e o trabalho presencial em meio à pandemia. Uma coroa de flores também foi fixada nas grades da portaria da Diretoria Regional Centro, na Casa Verde. "Estão comemorando a morte", diz o professor Walmir Siqueira. De acordo com o levantamento feito pela APEOESP, já são 967casos de contaminação em 509 escolas estaduais em todo o Estado.

Na Zona Norte, há pelo menos 14 escolas com suspeitas ou casos confirmados. Confira quais na lista abaixo:

E E Tito Prates

EE Biblioteca Terezinha

EE Rui Barbosa

EE Maria Angelita

EE Luzia Godoy

EE Maria Antonieta

EE Pedro Alexandrino

EE Rita Bicudo

EE Vitor Santos Cunha

EE Anesia Sincorá 

EE Cássio 

EE Silva Jardim 

EE Antônio José Leite

EE Judite Guimarães

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd