Os amantes do “Ecoturísmo Urbano” terão agora mais um motivo para realizar seus passeios e entrar em contato em plena grande cidade com ambientes sustentáveis e saudáveis, dentro de uma cultura de paz, em equilíbrio e harmonia com a natureza e com o bem estar geral.

O Coletivo Autonomia ZN que atua por meio da permacultura e da economia solidária no Jardim Filhos da Terra, mais conhecido como ‘Serra Pelada’, na Zona Norte de São Paulo, acaba de receber o Selo de Pólo do Ecoturismo da Cantareira e irá, a partir de janeiro de 2023, tornar-se, enfim, um “ponto turístico”, durante esses passeios.

Uma das coordenadoras do Autonomia ZN, Daniele Teófilo, explica que, desde junho, a organização participa do Programa Sebrae de Desenvolvimento Local (PDL) para aprimorar os conhecimentos, sobretudo de marketing, além do administrativo e financeiro, para aprimorar as atividades que desenvolve. Ao mesmo tempo, o Autonomia ZN vem realizando parcerias com agências e empresas de turismo para firmar-se como ponto turístico, durante os passeios e trilhas que são feitos com frequência na Serra da Cantareira.

Um dos pontos de parada para o almoço do pessoal que procura o ecoturismo será na Agrofloresta da Autonomia ZN, que fornece e serve uma alimentação completa. “Não chega ser totalmente agroecológica, mas grande parte sim. As verduras e legumes, compramos da agricultura familiar e de projetos parceiros, vizinhos nosso, como o Prato Verde Sustentável e a Horta Pronobis,  sem agrotóxicos”, garante Daniele.

Sabedoria ancestral

“A Autonomia ZN atua por meio da “permacultura”, que consiste no planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos das áreas, principalmente, de ciências agrárias, engenharias, arquitetura e ciências sociais, todas abordadas sob a ótica da ecologia.

O terreno em que o Coletivo atua era um terreno baldio, em que a comunidade fazia o descarte de lixo caseiro, entulho e móveis, os quais, hoje, são utilizados para a construção de vasos em forma de sofá, estruturação de solo e outras formas criativas de reflorestamento. O Coletivo abriu uma nascente e construiu um lago com as crianças da comunidade.

Além disso, o Autonomia ZN também atua por meio da Educação e da Economia Solidária.

O Autonomia ZN terá uma experiência dessa natureza quando receberá, em outubro, duas turmas, através da parceria com o Sesc Santana, no programa Experimenta, que busca promover a Alimentação Adequada e Saudável e ampliar a autonomia em torno das escolhas alimentares.”

Geração de renda

Além de proporcionar aos ecoturistas uma experiência direta, lúdica, verdadeira e, principalmente, saudável, o Autonomia ZN possibilitará a geração de renda às pessoas que estarão nesse projeto. “É uma forma de proporcionar à população local a geração de renda e saberes de forma autônoma e solidária”, diz Daniele.

Todos os produtos servidos no almoço estarão em exposição para a venda nos dias de visita. Daniele Teófilo explica que o Autonomia ZN já participou com seus produtos em diversas feiras e exposições como a Feira das Mães; no Sabor de Fazenda (Vila Maria); na Feira “Naturebas”, que acontece na Ocupação 9 de Julho e em vendas (feiras) realizadas pelo “Esquerda Compra de Esquerda”, no Facebook.