Os últimos dias têm produzido fatos muito importantes. Infelizmente, a maior parte deles são acontecimentos lamentáveis que nos fazem ansiar profundamente por mudanças urgentes no nosso país.
Começo lamentando fortemente o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. Independentemente da autoria do crime, e ainda que não venhamos a conhecer o possível mandante, uma barbaridade como essa ocorre como resultado direto do apoio, incentivo e acobertamento que o atual governo federal faz das atividades ilegais de madeireiros, garimpeiros, grileiros, fazendeiros e outros invasores nas terras indígenas na Amazônia e em outras regiões do país.
Também fiquei bastante abalada com a ocorrência de três mortes dentro de um ônibus urbano em nossa Piracicaba. Três vítimas inocentes mortas a facadas por um homem, sendo que até o momento seus motivos são desconhecidos. Outras pessoas foram feridas e, obviamente, todos os que estavam naquele coletivo passaram por momentos traumáticos que dificilmente irão esquecer. É verdade que fatos como esses podem ocorrer em qualquer época, mas no momento atual todos nós nos sentidos muito inseguros e a falta de segurança pública é uma realidade na cidade de Piracicaba.
É impossível não citar a bárbara agressão do procurador Demétrius Macedo contra sua chefe, a também procuradora Gabriela Monteiro de Barros na cidade de Registro, por ela ter instaurado contra ele procedimento administrativo justamente devido a seu comportamento agressivo com outra servidora. As imagens são chocantes, mas não são uma novidade, lamentavelmente. Neste país, já circularam nas redes sociais muitas outras imagens de homens agredindo e até mesmo assassinando mulheres, entre elas esposas, noivas, namoradas. Isso denota o machismo estrutural da nossa sociedade, a misoginia, e não há como negar que essa situação vem piorando nos últimos anos, sob essa onda de retrocessos que tomou conta do país.
Entre tantos outros fatos que poderia citar, nesta semana também tivemos a prisão do ex-ministro da Educação e pastor Milton Ribeiro, em decorrência das denúncias de corrupção no MEC, com favorecimento de pastores e correligionários do esquema de poder do presidente da República. O atual presidente, que nada fez de bom para o povo brasileiro, pelo contrário, alardeava aos quatro ventos que não há corrupção em seu governo, apesar de todas as evidências. Agora está muito mais difícil fazer essa afirmação. Que o caso seja investigado em toda a sua profundidade, que os responsáveis sejam nomeados, processados e punidos dentro do devido processo legal.
Entretanto, na contramão de tanta violência e escândalos, a semana termina com pesquisas de intenção de voto confirmando que o nosso sempre presidente Lula continua mantendo sua dianteira para as eleições de outubro. Destaco aqui a pesquisa Datafolha, que indica a possibilidade de vitória do presidente Lula com 53% dos votos válidos, contra 42% do atual presidente. É sempre bom reafirmar que eleição se ganha na urna e que pesquisa não é resultado eleitoral. Mas a cada dia estamos mais animados, mobilizados e dispostos a mudar esse país, para que retome o caminho da construção de um futuro melhor para todos.
Também estamos animados com a pré-candidatura do nosso professor Fernando Haddad, em São Paulo. Temos que trabalhar muito, mas falta pouco para que finalmente o maior estado do país possa colocar em prática um projeto de desenvolvimento econômico, social e cultural em favor da maioria da população. E, com certeza, o povo paulista e brasileiro também saberá escolher parlamentares no âmbito nacional e estadual coerentes com as necessidades do nosso estado e do nosso país.