O TRE-SP acatou um pedido da federação PSOL-Rede e determinou, nesta segunda (10), a suspensão da exibição de uma inserção eleitoral do Partido Progressistas com o prefeito Ricardo Nunes - que sequer é filiado à sigla. A representacão havia sido protocolada na última quarta-feira (5).
Na propaganda, Nunes apresenta um serviço municipal, o Descomplica, como sendo criação de sua gestão - o que é mentira.
O atual prefeito assumiu o cargo em 2021, e o Descomplica foi criado três anos antes, em 2018, ainda na gestão Bruno Covas - quando Nunes era vereador e nem havia sido indicado para vice do tucano.
A decisão do tribunal eleitoral afirma haver "indícios de ofensa ao disposto no inciso IV do mesmo comando legal (diante da mensagem contida na propaganda no sentido de que Ricardo Nunes foi o criador do programa Descomplica), ao passo que o perigo de dano deriva da manifestação de possibilidade de desinformação do eleitorado paulistano, caso a indigitada propaganda venha a ser novamente veiculada".
Boulos e Marta
O deputado Guilherme Boulos e a ex-prefeita Marta Suplicy participaram neste sábado (8) de um grande evento com cerca de 5 mil pessoas no Expo Barra Funda, em São Paulo.
O encontro - o maior ato da pré-campanha até aqui - reuniu empresários, artistas, movimentos sociais e diversos representantes da sociedade civil organizada.
Entre os que discursaram, estavam Rosangela Lyra, ex-CEO da Dior, Luis Barbieri, membro do Conselho de Administração da Olepan, a apresentadora Astrid Fontenelle. Também participaram empreendedores, como Edson Leite, do Gastronomia Periférica, além de lideranças religiosas, como Frei Davi e Pastor Ariovaldo, juristas, como Antônio Mariz e Kenarik Boujikian, e dirigentes sindicais da UGT e da CUT. O influencer Felipe Neto participou por vídeo. O ministro Alexandre Padilha também foi um dos participantes.
"Vamos criar uma cidade mais justa, democrática, com oportunidades para todo mundo", disse Boulos. "Eles (os adversários) podem vir com todo poder da grana, da máquina, com todo poder da mentira e das fake news, mas não vão deter o poder da mudança", disse.
Informações de Diego Moreno