O jornalista e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, considera que o resultado das eleições municipais em São Paulo fez surgir uma “nova esquerda em São Paulo”. Não é só o Boulos, mas é o Boulos com o PT, com todo mundo, com o movimento sindical, com a juventude, com os movimentos sociais”, disse o jornalista em entrevista ao site “TUTAMEIA”.

Para o jornalista, a população irá assistir nos próximos meses a um fortalecimento da ideia de unidade, embora admita não saber onde isso vai chegar. “Existe a ideia de que a unidade é possível”, afirma.

Para o jornalista, Bolsonaro é o grande derrotado dessas eleições, e Boulos saiu bastante fortalecido. “(Ele) mostra estar cheio de gás, de talento, de competência”.

Durante a entrevista, Franklin Martins fez uma análise do momento político, econômico e social que o país atravessa. “O eleitor construiu uma frente e deu um recado muito forte. Apareceram atores novos, lideranças políticas novas e que não estão querendo agredir o PT para crescerem. Estão querendo trabalhar junto, com a sua identidade, com sua capacidade, com sua história”, diz.

Segundo Martins, tem outra novidade que é Ciro Gomes, caso ele entenda que não pode fazer carreira solo. “Tem que fazer com todo mundo, tem que disputar, fazer política. Não é indo para Paris que você constrói isso. É indo para o povão”. Martins analisou ainda as pautas identitárias (racismo, patriarcado, questão sexual, indígenas etc) e constata a necessidade de juntar a luta pela justiça social com a luta contra aquelas expressões culturais, ideológicas, sexuais, raciais que também tentam afundar os pobres para baixo”.

Acesse https://tutameia.jor.br/uma-nova-esquerda-surge-em-sao-paulo-diz-franklin/ e leia a íntegra da entrevista ou assista ao vídeo.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd