Você sabe o que significa “Réveillon”? Significa “despertar” ou “retomar”, segundo o verbo réveiller, em francês. O Reveillon comemorado no Ocidente, entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro celebra a chegada de um novo ano. A festa de passagem, porém, tem sua origem na Mespotâmia, em 2000 antes de Cristo. Era conhecida como “Festival de Ano Novo”. Atualmente cada cultura e cada região comemoram a sua passagem de ano do seu jeito e até em datas diferentes.

O Blog do “Bristrô Casa Antiga” fez um apanhado sobre o Réveillon e discorreu sobre as tradições que costumam ser seguidas à risca, tanto na maneira de se vestir e de comemorar à meia-noite.

Além das roupas brancas, a ceia do brasileiro também segue uma tradição. Diz o blog que “comendo determinados alimentos você terá sorte para o próximo ano, ou fertilidade”.

“A mesa farta reflete um momento de abundância e felicidade, e o desejo que isso se repita no ano que está por vir”, diz o blog. Certo cardápio é quase obrigatório.

Os alimentos e suas tradições

O arroz, por exemplo, é consumido praticamente pelo mundo todo, e no ano novo simboliza riqueza, abundância e fertilidade. É desse significado que vem o costume de se jogar arroz sobre os noivos que acabam se casar. Alguns países como Japão, Líbano, Dinamarca e Coréia acreditam que esse alimento traz muita sorte.

Para quem é supersticioso, comer aves no Ano Novo não é recomendado. “As aves ciscam para trás e isso indica retrocessos e atrasos na vida”. Não coma peru, chester ou frango.

Já a uva é considerada um alimento de sorte. O hábito vem desde o início do século 20. Garante prosperidade e fartura de alimentos. Para isso, a tradição (e o blog) recomenda comer 12 uvas, sendo uma para cada mês do ano, fazendo um pedido a cada uma que comer.  

O champanhe não pode faltar, até porque é feito de uvas! Também atraem sorte e é considerada a bebida da celebração da vida, alegria e felicidade. O costume é tomar três goles e, para cada um, fazer um pedido.

Enaltecido pelos gregos e romanos antigos, o figo traz alegrias e riquezas. Tem várias passagens na bíblia (no antigo e no novo testamento) sobre a fruta. É considerada um símbolo da paz e da harmonia.

Trazida pela imigração italiana ao Brasil, a lentilha é sinônimo de fartura à mesa. Dizem que uma colher é o suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura. Por isso, deve ser o primeiro alimento a ser consumido após à meia-noite, para que não falte dinheiro no ano que vem chegando.

Em relação à romã, no Brasil, a tradição é segurar três sementes dessa fruta nos dentes à meia noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante o ano todo, dentro da carteira e envolto em papel branco.

O peixe também é bastante consumido na ceia de Ano Novo. Símbolo dos milagres de Cristo, consumi-lo é pedir proteção para o ano novo. Os japoneses acreditam que o peixe é um símbolo de fertilidade por causa das toneladas de ovos que eles produzem.

Já as nozes, avelãs e frutas secas foram trazidas ao Brasil pelos imigrantes árabes e é recomendável o consumo para garantir fartura. Pena que sejam muito caras.

Por fim, o vinho. Por ser feito da uva já carrega um significado positivo e otimista.