O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, celebrou nesta quinta-feira (7) os resultados de eficácia da Coronavac. E disse: “A Anvisa tem que liberar a vacina urgente. Uma agência que registrou mais de um agrotóxico por dia não pode atrasar nem 1 dia a autorização da vacina do Butantan”.
Nesta quinta-feira (7), o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou que a vacina confere redução de 100% dos casos graves e moderados de Covid-19 entre os vacinados e 78% para casos leves. O instituto já iniciou o processo de pedido de uso emergencial para a dose na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para Padilha, esses resultados são muito positivos para uso em saúde pública. Padilha explicou que, às vezes, uma vacina com eficácia maior pode ter tantas restrições para uso em larga escala em saúde pública que faz com que ela seja menos efetiva.
O ex-ministro da Saúde fez questão de ressaltar o tempo todo que a vacina será produzida no país pelo Instituto Butantan. Ele lembrou que o órgão compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). “Agora é pressão sobre a Anvisa: tem dez dias para aprovar sua utilização no Brasil”, completou. Com informações da Revista Fórum.