O sociólogo Márcio Sales Saraiva explica, em um belíssimo artigo publicado no site Carta Maior dessa semana, o porquê o “mercado” não derruba Jair Bolsonaro, já que as atitudes do presidente são cada vez mais desastrosas e impõem prejuízos de toda ordem à sociedade e ao Brasil.

O artigo, na verdade, é uma resposta às reflexões da jornalista Vera Magalhães – que apoiou o golpe de 2016 e bateu palminhas para a Lava Jato e para a eleição de Bolsonaro. Hoje, mostra-se “arrependida”.

Márcio Sales destrincha ponto a ponto as reflexões da jornalista. Acredita que são preocupações honestas, diante da falta de sensibilidade da elite econômica, tanto em relação à crise econômica, quanto ao número de mortos pela Covid-19, por exemplo.

“Você tenta explicar para o mercado que retirar Bolsonaro seria melhor para a democracia, para a vida de todos nós e acusa-os (as elites) de covardia”, diz o sociólogo.

Márcio diz que é “compreensível e razoável a indignação” da jornalista, mas é preciso “olhar para as estruturas”, diz. O sociólogo explica que todas as democracias eleitorais são estruturas jurídico-políticas que administram as demandas sociais conflitantes numa sociedade de mercado. E o Estado não é o árbitro desses conflitos. Nas democracias liberais outro poder utiliza dos mecanismos para reforçar interesses ou golpear quando interessa: o setor financeiro, comercial, industrial e o agronegócio. “São as elites econômicas que, sustentam ou não os governos nas democracias eleitorais, tendo as Forças Armadas como cães de guarda”, diz como metáfora. Já os políticos são meros representantes dessa elite no Congresso Nacional.

Márcio explica que, até aqui, os lucros obtidos pelas elites são astronômicos e é por isso que Bolsonaro não cai, apesar de tudo. “A elite não tem motivos para retirar Bolsonaro da presidência da República – talvez, até, pensem em reelegê-lo”. Para o sociólogo, a esquerda é pequena no Congresso, e sem mobilização popular, não cresce. Quanto ao povo, desesperado e imobilizado pela dor, resta rezar pela vacina.

Leia o artigo completo na Carta Maior https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Por-que-o-mercado-nao-derruba-Bolsonaro-/4/49995


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores