O primeiro turno das eleições municipais está logo aí e em pouco tempo iremos eleger novos prefeitos(as) e vereadores(as) para nossas cidades. É importante que tenhamos a consciência de escolher candidatos e candidatas que tenham propostas que atendam às necessidades e demandas trazidas pela população.

O exercício do nosso direito ao voto neste cenário de pandemia da covid-19 que ainda enfrentamos deve ser feito de maneira responsável, seguindo todos os protocolos apresentados pelo Tribunal Superior Eleitoral no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020 para que a votação seja feita de maneira ágil e segura.

Por isso, o uso de máscara é obrigatório durante toda permanecia no local de votação não sendo permitida a retirada em momento algum. Mesários receberão máscaras, proteção facial e álcool em gel para proteção individual. Eleitores e mesários devem ficar atentos ao distanciamento de um metro e meio, será disponibilizado álcool em gel nas seções e a utilização deve ser feita antes e depois de votar, a biometria está suspensa. Levar canetas de casa para assinar o caderno de votação também é importante. Além disso, o horário de votação foi ampliado e será das 7h às 17h, dando preferência aos eleitores maiores de 60 anos para que possam comparecer aos locais de votação entre 7h e 10h.

Na maior tragédia humana que o Brasil já enfrentou, que infectou mais 5 milhões de brasileiros e levou a óbito cerca de 162 mil pessoas, é grande o consenso da população de que os impactos causados pela covid-19 seriam muito mais fortes  se não contássemos com o SUS, apesar de todos os problemas que ele enfrenta.

Na pandemia da covid-19 ficou mais evidente a preocupação da população com a área da saúde e o que temos visto é que o que se espera dos novos eleitos é o compromisso profundo com o fortalecimento da saúde pública, com políticas municipais coordenadas com ações que  garantam que as cidades estejam livres da covid-19.

Para isso, são necessários mais incentivos para o acompanhamento de todas as famílias por uma equipe do programa Estratégia Saúde da Família para monitoramento de casos suspeitos e confirmados e pessoas em situação de rua deverão ser acolhidas por uma equipe de Consultório na Rua.

As escolas devem possuir estruturas necessárias para evitar a contaminação, todos os trabalhadores devem ter a garantia de estarem protegidos no seu ambiente de trabalho, locais públicos deverão ter pontos de higienização de mãos, os jovens devem ser assegurados com bolsas para garantia de renda e qualificação profissional para participarem de programas de melhoria na qualidade de atendimento da população nos serviços públicos e as atividades culturais deverão ser readaptadas para o período de distanciamento com programas de incentivo e custeio à produção cultural local. É importante assegurar também o funcionamento de todos os serviços de saúde, inclusive os que foram criados durante a pandemia.

Nesta longa batalha de combate a covid-19 é fundamental que optamos por candidatos que defendam a vida das pessoas e tenham a consciência de que os efeitos da crise sanitária ainda se perpetuarão em 2021 nas cidades brasileiras

Alexandre Padilha é médico, professor universitário e deputado federal (PT-SP). Foi Ministro da Coordenação Política de Lula e da Saúde de Dilma e Secretário de Saúde na gestão Fernando Haddad na cidade de SP.


 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores