O Festival Lollapalooza de música desse ano recebeu um apelido carinhoso, Lolla. O primeiro dia de festival ficou marcado com a artista Pabllo Vittar, ao caminhar no final da sua apresentação com a bandeira do rosto do ex-presidente Lula e outros artísticas também exerceram sua liberdade em falar da insatisfação do atual governo e incentivar a emissão dos jovens eleitores para as eleições que se aproximam.

A repercussão também chegou às redes socais que, prontamente, trouxeram novas discussões sobre o momento delicado que o Brasil está vivendo e a importância dos jovens nessa empreitada eleitoral.

 Porém, o partido do atual presidente da República, tentou censurar o festival e a liberdade dos artistas ao entrar com uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O juiz Raul Araújo prontamente concedeu a liminar proibindo os organizadores do evento de permitir a manifestação de artistas e bandas, caso contrário estariam sob pena de multa de R$ 50.000,00 mil reais.

A liminar apenas aumentou os efeitos do debate sobre manifestações e a liberdade de artistas e de total repúdio sobre a decisão do TSE e de apoio ao ex-presidente Lula.  

Nos outros dias do festival, a banda Fresno repudiou a decisão e acendeu no telão luminoso “Fora Bolsonaro”. A cantora Gloria Groove e Lulu Santos não ficaram de fora e Marcelo D2, vocalista do Planet Hemp, disse “O cara falou que a gente não pode falar de política, mas a gente pode homenagear o festival: Olê, olê, olá, Lolla, Lolla”. E no encerramento do festival, ainda deu tempo de Emicida fazer um discurso contra o atual presidente e o cantor Criolo que estava ao seu lado mostrou com muita simbologia sua camisa estampada com a imagem do título de eleitor e o apele, “vote”.

Após a enorme repercussão do festival, da mensagem passada pelos artistas e a repercussão dos últimos meses, os números de novos eleitores na faixa entre 15 a 18 anos, foram 850 mil emissões de títulos de eleitor, quase dois terços do total de inscritos comparado ao ano de 2020. Mostrando que os jovens estão conscientes da importância de votar e de como essa ação responde diretamente nas políticas públicas, segurança, saúde, educação de um país que está passando por grande inflação, maior desigualdade social dos últimos anos, menos direitos trabalhistsa, menor investimento na educação e saúde.

E para os jovens que não estão regularizados com o título eleitoral, ou vai solicitar a primeira via do título de eleitor para as eleições de 2002, o prazo encerra-se dia 4 de maio.  O procedimento pode ser feito de forma virtual, pelo sistema do Título Net e com os documentos em mãos. Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes.

A votação, em primeiro turno, está marcada para 2 de outubro. Já o segundo turno, onde houver, ocorre em 30 de outubro

Autoria
É graduada em Arqueologia pela UFS, assessora da Secretaria Nacional de Combate ao Racismo, da Central Única dos Trabalhadores, ativista social, mulherista africana e colaboradora do CCN Notícias.
Artigos publicados

 

671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores