Neste ano de 2022, o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, comemora 42 anos de existência. Seu ato de fundação ocorreu no Colégio Sion, no bairro de Higienópolis, em São Paulo, mas sua origem é genuinamente popular e social.

Forjado da articulação de sonhos de trabalhadores organizados em sindicatos, movimentos sociais ligados às questões urbanas e rurais, mas também de intelectuais comprometidos às causas populares e à justiça social, o PT é um dos únicos partidos com base popular que ousou ultrapassar os limites do discurso paternalista e assistencial, propondo, debatendo e lutando por um verdadeiro projeto de nação que fosse generoso e emancipador para os filhos e filhas da classe trabalhadora. Por isso, é referência para movimentos de esquerda e progressistas em diversos países do mundo.

Tenho muito orgulho de fazer parte da história de meu partido. Um partido que elegeu o primeiro operário e a primeira mulher presidentes da República. Que se conectou com povo simples e mostrou que é possível conquistar muito mais que esmolas do Estado ou das elites. Que criou dezenas de universidades, viabilizou o acesso à educação superior a milhões de jovens dos segmentos sociais mais vulneráveis e que assegurou moradia digna e prosperidade social para tantos brasileiros e brasileiras. 

Orgulho-me de ter-me eleito deputada estadual por este partido e de, neste momento, liderar nossa bancada na Assembleia Legislativa de São Paulo. É o único partido no qual já militei e ao qual já fui filiada.  

Combatido e perseguido de forma implacável, desleal e verdadeiramente criminosa por setores que não admitem que a classe trabalhadora possa ascender socialmente e que não suportam a ideia de igualdade e solidariedade social, o Partido dos Trabalhadores retira de sua profunda ligação com o povo pobre e com os movimentos sociais a força necessária para resistir e retomar a sua missão histórica.

Neste ano, nosso partido é novamente chamado a resgatar a nação brasileira para o nosso povo e representa a esperança da retomada do crescimento econômico com distribuição de renda e justiça social.  O PT mostrou que isso é possível e fará tudo de novo, para que o Brasil possa virar a página deste período tenebroso que temos vivido.

Parabéns ao Partido dos Trabalhadores! Parabéns a cada dirigente, parlamentar, filiado, militante e simpatizando que deu sua contribuição para nossa história nesses 42 anos e fará a diferença na virada que se aproxima, rumo a uma nação justa e soberana.