Neste Dia das Mães, celebramos a vida e também a esperança.

Ser mãe de Maria Manuela, hoje com 12 anos, é a grande realização de minha vida. Vê-la crescer, tão linda e inteligente, e com ela vivenciar o desenrolar de tantas descobertas, vencendo os desafios cotidianos e descortinando o futuro, é um sonho que se realiza. Estou feliz e realizada nesse Dia das Mães.

Também estou feliz por mais um ano em que posso homenagear minha mãe, Maria, exemplo de força, de amor aos filhos, de muito trabalho e uma vida extraordinária, como tantas mulheres brasileiras que dão lições de vida pelo simples fato de existirem, resistirem e vencerem todas as grandes dificuldades que encontram pelo caminho.

Quero, por ocasião desta data, homenagear todas as mães, as biológicas e aquelas que fizeram a opção de adotar uma criança ou adolescente, porque o inexplicável amor de mãe não faz diferença e sempre é poderoso e incondicional.

Lamentavelmente, milhões de mães brasileiras estão sofrendo. Sofrem por não conseguirem alimentar seus filhos. Sofrem por não poderem suprir suas necessidades básicas. Sofrem por não terem acesso a atendimento médico adequado para suas famílias. Sofrem também porque o desmonte da educação pública está tornando mais distante o sonho de verem seus filhos trilharem caminhos menos penosos do que elas próprias tiveram que trilhar.

Ao mesmo tempo, as mães brasileiras têm esperança, porque uma luz cresce no horizonte. Essa luz emana da luta coletiva que está criando as condições para que um governo novo, diferente, possa tomar posse em janeiro de 2023 no Estado de São Paulo e para que o nosso querido presidente Lula possa voltar a subir a rampa do Palácio do Planalto em Brasília.

Não é justo e não é humano que o povo brasileiro passe por tudo isso que está passando. Não é justo que as mães da periferia chorem com tanta dor e tanto abandono. Quem é mãe sabe que nós sofremos a dor de cada filho e de cada filha, mas também tiramos muita força desse sofrimento para superar e vencer as dificuldades. Mãe é ternura, amor, afeto, mas é também força, garra e determinação para lutar até o fim.

Nesse Dia das Mães, portanto, quero desejar que todos possam vivenciá-lo em harmonia com seus entes queridos e que Deus permita que o sofrimento de tantas mães possa ser aliviado e que esperançando juntos, possamos abrir as janelas para novos dias muito mais iluminados.

Feliz Dias das Mães!