Quinze de Outubro é o Dia do Professor e da Professora. Meus parabéns a você professor e professora, que abraçou essa que é a mais importante das profissões! Sem dúvida, um dia para rendermos homenagens a mais importante profissão da nossa sociedade e, como educadores, recebermos reconhecimento, mas também refletirmos sobre o nosso papel social, tão fundamental para a construção de uma nação livre, soberana, culta e justa.

Este 15 de Outubro tem um significado muito especial e, ouso dizer, importância histórica. Ocorre no momento em que a população brasileira e paulista decidirá pelo voto o futuro que desejam para o Estado de São Paulo e para o nosso Brasil. Está em jogo a escolha da educação que queremos para nossas crianças e jovens, se investiremos em ciência e tecnologia, se trabalharemos para a inclusão de todas e todos no sistema educacional, se construiremos uma nação justa, próspera, soberana.

A chave para o futuro está na educação. Não se pode pensar em cidadania plena, igualdade, qualidade de vida, inovação, se não houver o mais amplo acesso à educação de qualidade, desde creches e pré-escolas até o ensino superior. Isso exige investimentos em prédios, equipamentos, infraestrutura. Exige, muito mais que isso, respeito e valorização dos profissionais da educação e liberdade de ensinar e aprender.

Valorizar é garantir salários equiparados aos demais profissionais com formação de nível superior, como determina a meta 17 do Plano Nacional e do Plano Estadual de Educação. É assegurar carreira justa, aplicação da jornada de trabalho conforme a lei 11.738/2008, gestão democrática e demais condições fundamentais para o exercício do magistério e das funções inerentes ao processo ensino-aprendizagem. Todos os que trabalham na escola são educadores e merecem respeito.

É entre um projeto de estado e de nação que permita esses avanços e a continuidade de um processo efetivo de destruição da educação pública, como vem ocorrendo, que estamos chamados a decidir. Para além de bonitas palavras neste 15 de Outubro, homenagear verdadeiramente cada professora e cada professor passa por votar de forma consciente no dia 30 deste mês.

A decisão que tomaremos poderá marcar a nossa história por décadas. Reflitamos e nos engajemos numa perspectiva solidária, humanista e progressista. Desta forma, essa verdadeira homenagem a todos os mestres marcará também a nossa trajetória pessoal para sempre. Que tenhamos a consciência de fazer a escolha certa para ajudarmos a escrever uma história em que a educação e seus profissionais sejam devidamente valorizados e a transformação social aconteça.