A Rede Globo de Televisão decidiu comemorar o “Dia da Consciência Negra”, nesta sexta-feira, dia 20, com a exibição do especial Falas Negras, após a novela A Força do Querer.

Falas Negras é um projeto de Manuela Dias e dirigido por Lázaro Ramos. O programa exibirá histórias reais de 22 personalidades do Brasil e do mundo que lutaram contra o racismo, pela liberdade e justiça.

Segundo disse à revista Ti-Ti-Ti, Lázaro Ramos está orgulhoso dessa empreitada. Os atores escolhidos (veja 18 deles, a seguir) para interpretar essas 22 personalidades, segundo Lázaro Ramos, são bons contadores de histórias e, por isso, espera o envolvimento dos espectadores. “Desejo que as pessoas se sintam motivadas a agir”, disse. Falas Negras é a primeira direção de Lázaro Ramos.

A CCN Notícias assistirá ao programa e comentará aqui.

Quem participa

Taís Araújo interpretará Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro, socióloga e ativista dos Direitos Humanos. Foi assassinada em março de 2018. Sua morte motivou protestos em todo o mundo. Até hoje, o assassinato não foi esclarecido pela polícia carioca.

Samuel Melo será Malcolm-X, ativista dos Direitos Civis nos Estados Unidos. Mobilizava multidões com seus discursos por direitos da comunidade negra. Foi assassinado em 1965.

Bukassa fará Nelson Mandela. Líder do movimento contra o Apartheid na África do Sul. Condenado em 1964 à prisão e libertado, após muita pressão mundial em 1990. Foi eleito presidente do seu país e vencedor do Prêmio Nobel da Paz. Morreu em 2013.

Flávio Bauraqui viverá Luiz Gama, jornalista, poeta e escritor brasileiro. Nascido em Salvador, BA, foi Patrono da Abolição da Escravidão. Morreu em 1882, em São Paulo.

Babu Santana interpretará Muhammad Ali, considerado um dos melhores pugilistas peso-pesado da história. Nascido com o nome Cassius Marcellus Clay Jr. e descendente de escravos afro-americanos, Ali foi proibido de lutar por três anos ao se recusar a servir o Exército na guerra do Vietnã. Mudou seu nome ao converter-se ao islamismo. Morreu em 2016 aos 74 anos.

Guilherme Silva viverá Martin Luther King Jr. Pastor batista e ativista político nos EUA. Lutava pela igualdade entre negros e brancos. Defendia a não violência e o amor ao próximo. Foi assassinado em 1968.

Ailton Graça fará Milton Santos. Nascido em Brotas de Macaúba, BA, foi geógrafo, escritor, cientista, jornalista, advogado e professor universitário. Considerado como o maior pensador da história da geografia no Brasil e reconhecido mundialmente.

Ivy Souza fará Nina Simone, pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Foi bastante conhecida no meio musical do Jazz. Morreu em 2013, aos 70 anos, após lutar por muitos anos contra um câncer de mama.

Mariana Nunes interpretará Lélia Gonzales, ativista e intelectual mineira que denunciou o racismo e o sexismo como forma de violência que subalternizam as mulheres negras. Foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação e o Racismo (MNU). Faleceu em 1994, aos 59 anos, de infarto, no Rio de Janeiro.

Naruna Costa será Ângela Davis, professora, filósofa e socialista estadunidense. Alcançou notoriedade mundial na década de 70 como integrante do Partido Comunista dos EUA e dos Panteras Negras e por sua militância pelos direitos das mulheres, contra a discriminação social e racial. Tem 74 anos. Recentemente veio ao Brasil para participar de um evento.

Fabrício Boliveira fará Olaudah Equiano, marinheiro, calvinista, abolicionista e escritor nigeriano. Aos 11 anos de idade, foi sequestrado e escravizado. Foi ‘adquirido’ por um oficial britânico que o levou aos EUA e depois para a Inglaterra, onde foi renomeado com o nome do Rei sueco, Gustav Vassa. Depois de servir na Guerra dos Sete Anos, foi ‘vendido’ a um comerciante como escravo. Aos 21 anos, conseguiu comprar sua liberdade. Desempenhou importante papel no movimento abolicionista inglês. Morreu em 1797, aos 52 anos.

Heloísa Jorge viverá Nzinga Mbandi, Foi e continua sendo figura símbolo da resistência dos povos africanos, diante da dominação europeia no continente. Comandou os reinos Ndongo e Matamba, importantes territórios africanos, cujas sociedades eram hierarquizadas e organizadas com domínio do comércio, metalurgia e agricultura. Atualmente, esses territórios conhecemos como Angola. A Rainha Nzinga morreu aos 81 anos, em 1663, e depois da sua morte, a dominação portuguesa avançou sobe o território acentuando o tráfico de escravizados.

Izak Dahora interpretará Toussaint Louverture, o maior líder da Revolução Haitiana e considerado o maior revolucionário negro das Amérias. É reconhecido como o maior comandante depois de Napoleão Bonaparte, no período de 1793 a 1814, segundo pesquisadores. Mesmo depois da sua morte, seu legado continuou inspirando ideias de liberdade e igualdade. Morreu na prisão, na França, em 1803.

Olívia Araújo viverá Harriet Tubman, abolicionista e ativista norte-americana. Nascida escravizada, conseguiu escapar do cativeiro e, por meio de uma bem organizada rota de fuga, realizou 19 missões de resgate, dando liberdade a cerca de 300 pessoas das fazendas do sul dos EUA. Morreu em 1903, em Nova York.

Bárbara Reis dará vida a Rosa Parks, ativista do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. No dia 1 de dezembro de 1955, Rosa entrou para a história ao se negar a ceder o lugar que ocupava num ônibus para um cidadão branco. Por isso, foi levada à prisão por violar a lei de segregação racial da cidade de Montgomery, EUA. Sua prisão provocou grandes protestos. Os cidadãos negros preferirem andar à pé do que pegar os ônibus daquela empresa, o que causou enormes prejuízos financeiros. Morreu em 2005.

Tatiana Tibúrcio viverá Mirtes Souza, mãe do menino Miguel Otávio que morreu, aos 5 anos de idade, ao cair do 5º andar de um apartamento de luxo, no Recife, PE, quando estava sob os cuidados da patroa da mãe, que o colocou sozinho no elevador e apertou o botão. A patroa foi flagrada pelas câmaras de segurança. No entanto, pagou fiança de R$ 20 mil e responde em liberdade ao processo de homicídio culposo.

Silvio Guindane contará a história de Neilton Mattos Pinto, pai do adolescente João Pedro Mattos Pinto, baleado durante uma operação policial em São Gonçalo, RJ, em maio desse ano. A morte de João Pedro, dentro de casa, causou diversas manifestações na sociedade. Os policiais envolvidos na operação foram afastados, mas respondem em liberdade.

Para representar o movimento de protesto pela morte de George Floyd nos EUA, após ação violenta e injustificada por policiais brancos, a autora e diretora do “Falas Negras” escolheu a atriz Tulanih Pereira que interpretará vários depoimentos de manifestantes.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd

Bolsas de valores