O Fórum Estadual de Educação do Estado de São Paulo, responsável pela organização e realização das etapas estadual, intermunicipal e municipal preparatórias para a Conferência Estadual Popular de Educação (CONEPE), está convidando pais, alunos, professores, gestores da educação e todos os interessados sobre o assunto a participarem dos debates sobre os rumos da Educação pública e popular no país.

A Conferência, que será realizada entre os dias 3 e 4 de dezembro, terá etapas organizativas municipais e intermunicipais. A etapa municipal de São Paulo será agora, nos dias 13 e 14 de agosto, e as inscrições encerram-se no próximo dia 8, segunda-feira.  Interessados, acessem o link https://bit.ly/CONEPE2021 para se inscrever e participar.

O coordenador do Fórum Estadual de Educação, professor Leandro Alves de Oliveira, acredita que as discussões da etapa municipal preparatória à Conferência Estadual, serão fundamentais para que toda a comunidade escolar reflita sobre quais os rumos da Educação, num período pós-pandemia. “Durante todo esse tempo em que nos protegemos da Covid-19 e, enquanto esperamos pela completa imunidade, pais, alunos, professores e gestores tiveram que se reinventar para continuarem a dar e ter aulas de forma remota, o que levou todo mundo a se adaptar às novas tecnologias, em meio à implantação do home-schooling e do ensino integral”, avalia. Leandro explica ainda que as reflexões debatidas nas etapas municipais será levadas à Conferência Estadual que, por sua vez, levarão todas as discussões e propostas à Conferência Nacional Popular de Educação que acontece em junho do ano que vem em Natal, RN.

“Nós vamos refleti e analisar, ponto por ponto, sobre os avanços e recuos que tiveram o Plano Nacional de Educação (PNE), resultado da 1ª CONAE (Conferência Nacional de Educação) realizada em 2010, no governo Lula. Aquela resolução estabelecia 20 metas a serem perseguidas pelo País, num prazo de 10 anos e é preciso, renová-lo”, explicou o professor Leandro.

Em todas as etapas, seis eixos temáticos serão debatidos:

  1. Décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em xeque: o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira:
  2. PNE, Plano Decenais, SNE, Políticas setoriais e direito à educação;
  3. Educação, Direitos Humanos e Diversidade, Justiça Social e Inclusão;
  4. Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
  5. Gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;
  6. Construção de um projeto de Nação soberana e de estado democrático em defesa da Democracia, da vida, dos direitos sociais, da Educação e do PNE.

A CONAPE 2022, que deveria ter sido realizada neste ano, mas por conta da pandemia foi adiada para 22, homenageará o Patrono da Educação do País, Paulo Freire.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd