A Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara Municipal de São Paulo denunciou, nesta sexta-feira, 17/7, que a Secretaria Municipal de São Paulo (SMS) está maquiando os números de óbitos por Covid-19 na cidade.

Segundo a Liderança, a Secretaria modificou a metodologia para disponibilização dos dados. Até a edição 110 dos boletins diários (publicados em 15 de julho) a pasta repetia os números divulgados até o dia anterior e registrava na última data, de referência do relatório, a totalização de mortes. A partir da edição 111, sem qualquer anúncio prévio ou nota explicativa da mudança metodológica, a SMS passou a modificar os números informados nas datas anteriores e não mais totalizar os novos registros.

A Liderança do PT afirma que monitorou exaustivamente os números divulgados e acompanhou os boletins da Prefeitura. Ao identificar a discrepância, verificou todas as 19 últimas edições do boletim.

Na metodologia anterior teriam sido registradas 131 mortes nas últimas 24 horas, mas, na nova metodologia, apenas 4.

O Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, negou a mudança pelo Twitter e desqualificou a checagem da assessoria técnica da Liderança do PT.

Desde o início da pandemia que a imprensa e órgãos de fiscalização criticam a falta de transparência e de disponibilização dos dados epidemiológicos. O UOL chegou a apontar as divergências entre os números da Prefeitura e os números apresentados pelo Governo do Estado. São esses números que determinam a permanência ou a flexibilização da quarentena na cidade. São Paulo está na fase amarela da flexibilização da quarentena, segundo a Prefeitura, quando bares, restaurantes e comércio podem abrir os estabelecimentos com restrições.


671ec733 e672 4a96 8b07 b365e880d0fd